Conselho da Petrobras deve aprovar diretores novos na sexta-feira, dizem fontes
Conselho da Petrobras deve aprovar diretores novos na sexta-feira, dizem fontes
Reuters
26/06/2024
Por Rodrigo Viga Gaier
RIO DE JANEIRO (Reuters) - Os três indicados para a diretoria-executiva da Petrobras pela presidente Magda Chambriard devem ter seus nomes aprovados na próxima reunião do conselho de administração da empresa, na sexta-feira, segundo três fontes que falaram à Reuters em condição de sigilo.
Devem ser aprovados para os cargos o economista Fernando Melgarejo como novo CFO, a matemática Renata Baruzzi para liderar a diretoria de Engenharia, Tecnologia e Inovação, e a geóloga Sylvia dos Anjos como diretora de Exploração e Produção.
Os nomes foram indicados em 14 de junho e as aprovações ocorrerão após passarem por análises, testes de integridade e avais de comitês internos da companhia.
'Vai estar na reunião de sexta, serão aprovados', disse uma das fontes em sigilo.
'A perspectiva é de aprovação dos indicados', adicionou uma segunda fonte.
Procurada, a Petrobras não respondeu imediatamente a pedidos de comentários.
As mudanças nas diretorias fazem parte de uma transição na estatal, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter destituído Jean Paul Prates em maio para colocar a engenheira Magda Chambriard, em busca de acelerar investimentos da estatal, de forma a gerar emprego e renda.
Outras trocas em posições e cargos da empresa abaixo da diretoria vêm ocorrendo desde a mudança no comando da estatal.
'São mudanças normais e naturais de quando você muda a liderança. Mas o foco é mexer com as estruturas para ganhar mais rapidez na tomada de decisão que influencia no ritmo dos investimentos', adicionou uma terceira fonte.
Após a cerimônia de posse de Chambriard na semana passada, a presidente afirmou que não promoveria mais trocas na diretoria executiva para além daquelas já anunciadas.
Uma das fontes pontuou que a futura diretora de Exploração e Produção, Sylvia dos Anjos, 'é da escola do Guilherme Estrella, o pai do pré-sal'.
'É uma referência no mercado e um sinal claro que a Petrobras vai em busca do aumento de suas reservas e de acelerar o portfólio que tem', acrescentou. 'Vai ser um peça-chave para novas fronteiras como Pelotas e Margem Equatorial.'
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou a jornalistas nesta quarta-feira acreditar 'piamente' que o Ibama dará o sinal verde para o avanço da busca por petróleo na Margem Equatorial brasileira, permitindo que o país 'conheça suas potencialidades'.
A Margem Equatorial é uma extensa área que vai do Rio Grande do Norte ao Amapá, com enorme potencial para descobertas de petróleo, mas também imensos desafios socioambientais.
(Por Rodrigo Viga Gaier)
Reuters