Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conselho do Banco Mundial concorda em abrigar fundo de 'perdas e danos' por mudanças climáticas

Placeholder - loading - Foto com drone mostra veículos parcialmente submersos em um pátio do departamento estadual de trânsito, em Eldorado do Sul (RS) 13/05/2024 REUTERS/Amanda Perobelli
Foto com drone mostra veículos parcialmente submersos em um pátio do departamento estadual de trânsito, em Eldorado do Sul (RS) 13/05/2024 REUTERS/Amanda Perobelli

Publicada em  

LONDRES (Reuters) - O conselho do Banco Mundial aprovou nesta terça-feira um plano para que a instituição abrigue interinamente um fundo que fornecerá apoio financeiro aos países em desenvolvimento afetados pelas mudanças climáticas.

Os países ricos estavam preocupados com o fato de que a criação de um fundo para ajudar a cobrir o impacto de eventos climáticos extremos, como enchentes e secas, significaria que teriam assumido a responsabilidade por causar danos ao clima com suas emissões de carbono.

Ainda assim, um fundo de 'perdas e danos' foi acordado em princípio na COP27, em 2022, após anos de debate, e, a partir de 2023, os países começaram a fazer promessas para esse fundo, entre eles a Itália e a Holanda.

Um plano para que o Banco Mundial inicialmente sediasse o fundo foi criticado por alguns países preocupados com o fato de que isso daria aos doadores, incluindo os Estados Unidos, que nomeia o presidente do Banco Mundial, muita influência.

O fundo permanecerá abrigado no Banco Mundial por quatro anos como um fundo intermediário financeiro e o conselho do fundo permanecerá independente do banco, mantendo sua própria estrutura de governança e controle sobre as decisões de financiamento, afirmou a instituição.

(Por Simon Jessop e Kate Abnett)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. conselho do banco mundial …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.