Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Conselho Estatal da China pede integração de Shenzhen com Hong Kong e Macau

Conselho Estatal da China pede integração de Shenzhen com Hong Kong e Macau

Reuters

19/08/2019

Placeholder - loading - Veículos paramilitares chineses estacionados no centro esportivo da baía de Shenzhen perto da fronteira com Hong Kong 18/08/2019 REUTERS/Martin Pollard
Veículos paramilitares chineses estacionados no centro esportivo da baía de Shenzhen perto da fronteira com Hong Kong 18/08/2019 REUTERS/Martin Pollard

XANGAI (Reuters) - O Conselho Estatal da China pediu um desenvolvimento maior da cidade de Shenzhen, no sul, e a integração de sua cultura e economia com as vizinhas Hong Kong e Macau.

A diretiva chega no momento em que protestos anti-governo em Hong Kong ameaçam a situação do polo financeiro asiático.

Hong Kong, um dos portos mais movimentados do mundo, está à beira de sua primeira recessão em uma década agora que as manifestações anti-establishment violentas estão afugentando turistas e afetando as vendas do varejo e os investimentos.

A diretiva de 19 itens do Conselho Estatal, publicada no estatal Diário do Povo, pede que 'a força econômica e o desenvolvimento' de Shenzhen figurem entre os melhores do mundo até 2025 e sejam uma 'referência global' até a metade do século.

Nos anos 1990, reformas pró-mercado e apoio governamental transformaram Shenzhen, até então um vilarejo chinês comum, em um grande polo para os setores de manufatura e tecnologia da China.

Hoje a cidade abriga a sede global da Tencent, gigante chinesa das redes sociais, e da Huawei, fabricante de equipamentos de rede que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na prática proibiu empresas dos EUA de suprirem.

A diretiva pediu a integração da cultura e economia de Shenzhen com Hong Kong e Macau através do financiamento de hospitais, esforços conjuntos de alívio de desastres e intercâmbios culturais, o desenvolvimento adicional da Área da Grande Baía de Hong Kong-Macau e o 'enriquecimento da nova prática da política 'um país, dois sistemas''.

(Por Josh Horwitz)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.