Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Conservadores do premiê devem sofrer derrota eleitoral pesada no Reino Unido, mostram pesquisas

Conservadores do premiê devem sofrer derrota eleitoral pesada no Reino Unido, mostram pesquisas

Reuters

19/06/2024

Placeholder - loading - Primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, faz campanha em North Devon 18/06/2024 Leon Neal/Pool via REUTERS
Primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, faz campanha em North Devon 18/06/2024 Leon Neal/Pool via REUTERS

Por Sachin Ravikumar e Kylie MacLellan

LONDRES (Reuters) - Três pesquisas de opinião previram nesta quarta-feira uma derrota recorde para o Partido Conservador, do primeiro-ministro britânico Rishi Sunak, na eleição de 4 de julho, projetando que o Partido Trabalhista conquistará confortavelmente uma grande maioria, após 14 anos na oposição.

A pesquisa do YouGov mostrou que os trabalhistas, de Keir Starmer, estão a caminho de conquistar 425 assentos parlamentares na Câmara dos Comuns do Reino Unido, com 650 membros, o maior número de sua história. A Savanta prevê 516 cadeiras para os trabalhistas, e o More in Common, 406.

O YouGov colocou os conservadores com 108 assentos, e os democratas liberais, com 67. A Savanta projetou 53 cadeiras para os conservadores e 50 para os democratas liberais. A More in Common previu 155 e 49, respectivamente.

Chris Hopkins, diretor de pesquisa política da Savanta, afirmou que sua projeção coloca os trabalhistas a caminho de uma “maioria histórica”.

Essas pesquisas estão, no geral, em linha com consultas anteriores prevendo uma vitória trabalhista, mas mostram que a escala da derrota dos conservadores pode ser pior do que se pensava anteriormente.

A projeção de 108 do YouGov para os conservadores é menor em 32 cadeiras do que sua pesquisa anterior, duas semanas antes.

Tanto a Savanta quanto o YouGov projetam que o partido de Winston Churchill e Margaret Thatcher pode ficar com o menor número de assentos em seus quase 200 anos de história disputando eleições.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.