Consumidores da zona do euro elevam expectativas de inflação de curto prazo, mostra pesquisa do BCE
Consumidores da zona do euro elevam expectativas de inflação de curto prazo, mostra pesquisa do BCE
Reuters
28/05/2025
FRANKFURT (Reuters) - Os consumidores da zona do euro elevaram suas expectativas de inflação em abril, mas mantiveram a visão sobre o aumento dos preços mais à frente, destacando a elevada incerteza em meio a uma guerra comercial global, mostrou a Pesquisa de Expectativas do Consumidor do Banco Central Europeu nesta quarta-feira.
As famílias veem a inflação em 3,1% ao longo do próximo ano, acima dos 2,9% previstos um mês antes e também bem acima da meta do BCE de 2%.
Essa leitura, entretanto, contraria as projeções do próprio BCE de que a alta dos preços iria desacelerar, devido ao crescimento econômico baixo, aos aumentos salariais fracos, aos custos mais baixos de energia e a um euro mais forte.
Essa combinação de pressões de preços fracas, juntamente com a incerteza generalizada relacionada às tarifas dos Estados Unidos, é o motivo pelo qual o BCE deve reduzir as taxas de juros pela oitava vez em 13 meses na próxima semana.
As expectativas de inflação para daqui a três e cinco anos permaneceram inalteradas, informou o BCE, com base em uma pesquisa com 19.000 adultos em 11 países da zona do euro.
Os consumidores veem um aumento de preços de 2,5% em três anos e de 2,1% em cinco anos.
(Reportagem de Balazs Koranyi)
Reuters