Consumir bebida alcoólica antes de dormir prejudica a qualidade do sono
Além deste, outros problemas também são associados ao consumo excessivo do álcool.
Letícia Furlan
21/12/2018
Consumir bebida alcoólica antes de dormir, como forma de relaxar depois de um dia cansativo, pode prejudicar a qualidade do sono em até 40%, de acordo com um estudo publicado na revista JMIR Mental Health.
Isso acontece porque o álcool acelera o início do sono, pulando fases importantes do processo. E se isso se tornar um hábito, o organismo passa a se acostumar e serão necessárias doses cada vez maiores para conseguir o efeito desejado.
“A evidência mostra que, apesar de ser jovem e ativo, você ainda é suscetível aos efeitos negativos do álcool na recuperação durante o sono”, comentou Tero Myllymäki, um dos autores do estudo, ao Medical News Today.
Um outro problema é que muitas pessoas acabam acordando no meio da noite para utilizar o banheiro, por exemplo. E toda vez que se desperta, volta-se ao estágio inicial do sono – o que atrapalha os processos que só ocorrem em fase mais profundas do sono.
O álcool ainda pode aumentar problemas ligados ao sono, como ronco, insônia e apneia.
E vale lembrar: a substância já é conhecida por trazer diversos malefícios à saúde, incluindo o câncer. Por isso, é sempre importante beber com moderação.