Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Cooperação de Rússia e China no Ártico é preocupação para Otan, diz general

Cooperação de Rússia e China no Ártico é preocupação para Otan, diz general

Reuters

22/01/2026

Placeholder - loading - General Alexus Grynkewich em Sibiu, na Romênia  20/1/2026   Inquam Photos/Ovidiu Matiu via REUTERS
General Alexus Grynkewich em Sibiu, na Romênia 20/1/2026 Inquam Photos/Ovidiu Matiu via REUTERS

22 Jan (Reuters) - O aumento ⁠da cooperação entre a China e a Rússia é uma fonte de preocupação para a Otan, disse na quinta-feira o comandante máximo da aliança transatlântica, Alexus Grynkewich.

'Observamos isso nos últimos anos, tanto no domínio ​marítimo, com o ⁠aumento ⁠das patrulhas conjuntas, quanto no domínio aéreo, com patrulhas conjuntas de bombardeiros de longo alcance', disse Alexus Grynkewich, general da ‌Força Aérea dos EUA que ​atua como comandante supremo ‌aliado ​da Otan ​na Europa, a jornalistas.

'Estamos constantemente tentando aprimorar nossa posição e pensando ​em maneiras pelas quais as nações possam aprimorar a nossa no Ártico.'

Na quarta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, recuou abruptamente das ameaças de impor tarifas como alavanca para tomar a Groenlândia, descartou o uso da força e disse que um acordo estava ⁠à vista para encerrar uma ‌disputa sobre o ⁠território dinamarquês.

A Otan está aguardando orientações sobre um possível acordo ‍sobre o território, disse o almirante Giuseppe Cavo ​Dragone.

(Reportagem ‌de Bart Meijer e Alessandro Parodi)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.