Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Coreia do Norte alerta que pode abater aviões espiões dos EUA que violem espaço aéreo

Coreia do Norte alerta que pode abater aviões espiões dos EUA que violem espaço aéreo

Reuters

10/07/2023

Placeholder - loading - Bandeira norte-coreana em zona desmilitarizada separando as duas Coreias  19/7/2022    REUTERS/Kim Hong-Ji/Pool
Bandeira norte-coreana em zona desmilitarizada separando as duas Coreias 19/7/2022 REUTERS/Kim Hong-Ji/Pool

Por Jack Kim

SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte acusou os Estados Unidos nesta segunda-feira de violar seu espaço aéreo ao realizar voos de vigilância e alertou que, embora Pyongyang esteja exercendo contenção, esses voos podem ser abatidos.

Ações militares provocativas dos Estados Unidos estão aproximando a península coreana de um conflito nuclear, disse um porta-voz não identificado do Ministério da Defesa Nacional da Coreia do Norte em declaração divulgada pela agência de notícias oficial KCNA.

A reportagem também citou o uso de aviões de reconhecimento e drones dos EUA e disse que Washington está aumentando as tensões ao enviar um submarino nuclear para perto da península.

'Não há garantia de que um acidente tão chocante como a queda do avião de reconhecimento estratégico da Força Aérea dos EUA não acontecerá' nas águas a leste da Coreia, disse o porta-voz.

O comunicado citou incidentes anteriores em que a Coreia do Norte abateu ou interceptou aeronaves dos EUA na fronteira com a Coreia do Sul e ao largo da costa. A Coreia do Norte geralmente reclama dos voos de vigilância dos EUA perto da península.

Não houve resposta imediata dos militares dos EUA estacionados na Coreia do Sul a um pedido de comentário.

Os militares da Coreia do Sul disseram que a alegação da Coreia do Norte de violação do espaço aéreo não é verdadeira. Afirmou que os meios de vigilância aérea dos EUA realizam voos de reconhecimento de rotina ao redor da península, acrescentando que os aliados trabalham em conjunto para monitorar a Coreia do Norte.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.