CPTM testa robô de atendimento ao passageiro
Máquina responde dúvidas sobre itinerário e orienta em situações de emergência
Redação, com informações da Agência SP
20/08/2025
A CPTM realizou na última quinta-feira (14) um novo teste com um robô orientado por inteligência artificial para atendimento dos passageiros. A chamada de Prova de Conceito aconteceu na estação Palmeiras-Barra Funda, das 9h30 às 16h. A primeira ativação ocorreu na estação Brás, no dia 17 de julho.
A máquina da empresa Evox Global, que ficou posicionada próximo às áreas de embarque e bloqueios, foi configurada para responder dúvidas sobre itinerários, além de fornecer orientações iniciais para situações emergenciais, como “estou passando mal, o que faço?”.
Quando não há resposta disponível no banco de dados, o dispositivo encaminha os passageiros diretamente aos agentes de estação. Para incentivar a interação, a ação incluiu um cartaz com o texto: “Como posso ajudar no seu trajeto? Pergunte ao robô!”.
O objetivo é avaliar como soluções de inteligência artificial podem ser incorporadas às rotinas operacionais, automatizando tarefas repetitivas e permitindo que os Agentes de Serviço Operacional (ASOs) concentrem esforços em demandas que exigem atenção humana. O alto custo da tecnologia, no entanto, limita o uso a ativações pontuais.
Redação, com informações da Agência SP

