Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Crescimento da atividade empresarial dos EUA tem pouca alteração em janeiro, mostra PMI

Crescimento da atividade empresarial dos EUA tem pouca alteração em janeiro, mostra PMI

Reuters

23/01/2026

Placeholder - loading - Fábrica em Columbus, EUA 26/03/2024.  REUTERS/Carlos Barria
Fábrica em Columbus, EUA 26/03/2024. REUTERS/Carlos Barria

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON, 23 Jan (Reuters) - O crescimento ⁠da atividade empresarial dos Estados Unidos permaneceu quase inalterado em janeiro, quando a melhora no volume de novos pedidos foi compensada por um mercado de trabalho fraco e por preocupações persistentes entre as empresas em relação aos custos mais elevados devido às tarifas de importação, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira.

A S&P Global informou que o seu Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto preliminar dos EUA, que acompanha os setores ​industrial e de serviços, subiu ligeiramente para ⁠52,8 ⁠neste mês, de 52,7 em dezembro. Uma leitura acima de 50 indica expansão no setor privado. Os PMIs preliminares de serviços e de manufatura tiveram pouca alteração este mês.

A S&P Global disse que o PMI Composto foi consistente com uma moderação no ‌crescimento econômico na virada do ano.

O governo informou na quinta-feira que ​a economia cresceu a um ritmo ‌anualizado de 4,4% ​no terceiro ​trimestre, impulsionada por fortes gastos de consumidores e empresas com produtos de propriedade intelectual, provavelmente relacionados à inteligência artificial, bem como por um déficit ​comercial menor.

A pesquisa continuou a mostrar um quadro de estagnação do mercado de trabalho, o que, segundo a S&P Global, reflete as preocupações com o aumento dos custos e o crescimento mais fraco das vendas nos últimos meses. A medida de emprego no setor privado subiu de 50,3 no mês passado para 50,5 em janeiro.

O indicador de preços solicitados pelas empresas para mercadorias e serviços caiu para 57,2, ainda entre os mais altos registrados nos últimos três anos, em comparação com 57,3 em dezembro. Uma medida de preços pagos por insumos recuou ⁠para 59,7, de 61,9 no mês passado.

As medidas de preços elevados sugerem que ‌a inflação pode permanecer alta ⁠por algum tempo. As empresas absorveram algumas das tarifas do presidente Donald Trump, o que ajudou a evitar um grande e temido ‍aumento da inflação.

O Federal Reserve deve deixar a taxa de juros inalterada na próxima semana, enquanto ​as ‌autoridades observam a inflação e o mercado de trabalho.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.