Custo de vida volta a subir em SP em julho, puxado pela conta de luz
Alta acumulada no ano é de 3,27%, segundo a FecomercioSP
Redação
11/09/2025
O Custo de Vida por Classe Social (CVCS) voltou a subir para as famílias paulistanas em julho. Houve um avanço de 0,47% no mês das férias escolares, de acordo com um relatório divulgado nesta quarta-feira (10) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base nas informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O grupo de habitação é considerado o principal responsável pelo resultado, com elevação de 2,08%. Em consequência do reajuste de 14% aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o serviço prestado pela Enel Brasil, a energia elétrica subiu 10,6%.
Outro fator apontado pela FecomercioSP foi o preço das passagens aéreas, que registraram um aumento de 13,6%, refletindo na variação de 0,67% no grupo de transporte.
A alta no custo de vida é de 3,27% no acumulado deste ano e de 5,79% nos últimos 12 meses.
“Mesmo com a aceleração registrada em relação ao mês de junho (0,21%), a análise indica que, em julho, as pressões inflacionárias foram pontuais e não representam uma tendência”, diz a publicação.
Redação