Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Defesa do multilateralismo climático é fundamental para liderança do Brasil, diz presidente da COP30

Placeholder - loading - André Corrêa do Lago em Brasília  6/2/2025   REUTERS/Andressa Anholete
André Corrêa do Lago em Brasília 6/2/2025 REUTERS/Andressa Anholete

Publicada em  

Por Gloria Dickie

(Reuters) - O Brasil usará sua presidência da negociação climática global anual das Nações Unidas para pressionar pelo multilateralismo e respeito à ciência, disse o presidente da COP30, André Aranha Corrêa do Lago, nesta quarta-feira, em uma réplica ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre questões climáticas.

Em seu primeiro discurso formal como novo líder da COP30, Corrêa do Lago falou à Assembleia Geral da ONU em Nova York, enfatizando a necessidade de colaboração internacional na cúpula de novembro na cidade de Belém.

Seu discurso foi proferido durante um período tumultuado na política climática dos EUA, com Trump retirando o país -- maior emissor histórico -- do acordo climático de Paris e reduzindo o financiamento climático durante suas primeiras semanas no cargo.

Trump também retirou os EUA das principais avaliações da ONU sobre mudanças climáticas. Na semana passada, seus assessores cortaram centenas de funcionários da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA, uma agência que realiza pesquisas climáticas cruciais, em ação para reduzir o tamanho do governo federal.

'O Brasil tem a firme convicção de que não há progresso futuro para a humanidade sem uma cooperação profunda, rápida e sustentada entre todos os países', disse Corrêa do Lago, sem mencionar explicitamente as políticas climáticas de Trump.

'As instituições multilaterais podem e devem apresentar resultados proporcionais à escala do desafio climático', acrescentou ele.

Corrêa do Lago disse na semana passada que, diante do afastamento dos EUA da liderança climática, a China teria um papel importante a desempenhar.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.