Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Departamento de Saúde dos EUA diz que pode pedir a funcionários demitidos que continuem trabalhando

Placeholder - loading - Manifestantes protestam do lado de fora do CDC, em Atlanta, contra demissões em massa na área da saúde 01/04/2025 REUTERS/Megan Varner
Manifestantes protestam do lado de fora do CDC, em Atlanta, contra demissões em massa na área da saúde 01/04/2025 REUTERS/Megan Varner

Publicada em  

WASHINGTON (Reuters) - Milhares de funcionários demitidos esta semana do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) e das agências de saúde pública dos EUA podem ter que continuar trabalhando temporariamente por dois meses, informou o departamento nesta quinta-feira.

O departamento iniciou na terça-feira demissões em massa em massa em agências de saúde de alto nível, como a FDA, o CDC e o Instituto Nacional de Saúde, com o objetivo de demitir 10.000 funcionários como parte de um plano mais amplo do presidente Donald Trump e do aliado bilionário Elon Musk para reduzir o governo federal e cortar gastos.

Os funcionários disseram que receberam avisos de 'redução de força' que diziam que eles estavam sendo colocados em licença administrativa a partir de 1º de abril e até 2 de junho. Alguns funcionários da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla inglês) foram orientados a manter seus computadores de trabalho.

Fontes da agência de saúde disseram que as demissões em massa já haviam começado a afetar tudo, desde a resposta à gripe aviária até a supervisão de medicamentos.

'Todos os funcionários afetados pela redução da força de trabalho podem ser solicitados a trabalhar temporariamente até que seu serviço governamental termine em 2 de junho', disse o porta-voz do HHS, Andrew Nixon.

'Essa decisão está focada em garantir que a transição seja a mais perfeita possível, minimizando qualquer interrupção na missão e nas operações da agência. O HHS apoia totalmente essa abordagem, que visa manter os serviços de saúde pública e, ao mesmo tempo, gerenciar o processo de reorganização de forma eficaz.'

Autoridades da FDA estão sendo solicitadas a identificar funcionários específicos que possam continuar trabalhando durante esse período, informou o Washington Post, citando um email obtido.

O secretário de Saúde e Serviços Humanos, Robert F. Kennedy Jr., anunciou na semana passada um plano para reformular as agências de saúde, incluindo a demissão de 3.500 pessoas na FDA, 2.400 no Centro de Controle e Prevenção de Doenças, 1.200 no NIH e 300 no Centro de Serviços Medicare e Medicaid.

Os cortes e cerca de outras 10.000 saídas voluntárias recentes reduzirão o número de funcionários em tempo integral do HHS de 82.000 para 62.000, disse Kennedy.

(Reportagem de Ahmed Aboulenein)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. departamento de saude dos eua …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.