Deputado republicano Gaetz tenta destituir McCarthy da presidência da Câmara
Deputado republicano Gaetz tenta destituir McCarthy da presidência da Câmara
Reuters
02/10/2023
Por Richard Cowan e Moira Warburton
WASHINGTON (Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, enfrentou uma ameaça direta à sua liderança nesta segunda-feira quando o deputado republicano Matt Gaetz, da linha radical do partido, pediu uma votação para removê-lo do cargo, injetando um elemento adicional de caos no Congresso.
Gaetz, que tem se desentendido com McCarthy há meses, disse que apresentou uma 'moção para vacância' que forçaria uma votação para remover McCarthy do cargo de presidente da Câmara, embora ele não tenha apresentado um líder alternativo para a Câmara.
Não está claro se ele terá sucesso. Os republicanos controlam a Câmara por uma estreita maioria de 221-212, e seriam necessárias apenas cinco deserções para ameaçar o poder de McCarthy, se todos os democratas votarem contra ele.
Gaetz e outros republicanos de extrema-direita estão irritados com o fato de McCarthy ter contado com os votos dos democratas para aprovar uma extensão temporária do financiamento do governo no sábado, o que evitou uma paralisação parcial da administração Biden. Uma facção de cerca de 20 republicanos, incluindo Gaetz, tem pressionado McCarthy ao bloquear repetidamente outros projetos.
McCarthy chamou o desafio de liderança de Gaetz de perturbador e disse que espera sobreviver.
Reuters

