Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Deputados democratas dos EUA pedem a Biden revogação do visto de Bolsonaro

Deputados democratas dos EUA pedem a Biden revogação do visto de Bolsonaro

Reuters

12/01/2023

Placeholder - loading - 18/05/2022 REUTERS/Adriano Machado
18/05/2022 REUTERS/Adriano Machado

Por Patricia Zengerle

WASHINGTON (Reuters) - Quarenta e um deputados democratas da Câmara dos Estados Unidos pediram ao governo do presidente Joe Biden nesta quinta-feira que colabore com a investigação do Brasil sobre os protestos violentos em Brasília e revogue quaisquer vistos norte-americanos concedidos ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Os parlamentares enviaram uma carta pedindo ao governo que apoie a democracia e o Estado de Direito no Brasil. 'Além disso, não devemos permitir que o sr. Bolsonaro ou qualquer outra ex-autoridade brasileira se refugie nos Estados Unidos para escapar da Justiça por quaisquer crimes que possam ter cometido durante o mandato', disse a carta.

Bolsonaro voou para a Flórida dois dias antes de seu mandato terminar e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumir o cargo.

Apoiadores radicais de Bolsonaro depredaram o Congresso, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto no domingo, pedindo um golpe militar para reverter a vitória eleitoral de Lula.

Funcionários do Departamento de Estado e da Casa Branca não responderam imediatamente a um pedido de comentário sobre a carta.

O Departamento de Estado dos EUA disse repetidamente que sua política é não discutir casos específicos de vistos. O secretário de Estado, Antony Blinken, disse na quarta-feira que Washington não recebeu nenhum pedido específico do Brasil sobre Bolsonaro.

Bolsonaro disse nas redes sociais que voltaria ao Brasil mais cedo do que o planejado por motivos médicos. Ele negou ter incitado seus apoiadores e disse que os manifestantes 'passaram dos limites'.

A carta foi assinada pelos deputados norte-americanos Gregory Meeks, principal democrata e ex-presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara, Joaquin Castro, Ruben Gallego, Chuy Garcia e Susan Wild, entre outros.

Biden juntou-se a outros líderes mundiais na condenação da violência de domingo no Brasil.

(Reportagem de Patrícia Zengerle)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.