Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Descontos do Halloween assombram fabricantes de doces, e varejistas tentam impulsionar vendas

Descontos do Halloween assombram fabricantes de doces, e varejistas tentam impulsionar vendas

Reuters

30/10/2025

Placeholder - loading - Doces de Halloween à venda na Target em Manhattan 29/10/2025 REUTERS/Jessica Dinapoli
Doces de Halloween à venda na Target em Manhattan 29/10/2025 REUTERS/Jessica Dinapoli

Por Jessica DiNapoli

NOVA YORK (Reuters) - Varejistas dos EUA apostam em descontos em alguns doces da Hershey de olho no Halloween, na sexta-feira, maior feriado para o setor de doces, após um aumento de preços puxado pela inflação do cacau.

Dados do banco de investimentos Jeffries and Datasembly mostraram que a Hershey estava entre os fabricantes de alimentos com o maior volume de produtos vendidos com desconto nas quatro semanas anteriores a 4 de outubro, em comparação com o ano anterior, e uma varejista colocou mais da metade dos doces sazonais da empresa em promoção já no início de outubro.

Consumidores dos EUA estão reduzindo seus gastos em geral devido à incerteza econômica e à paralisação do governo, e o aumento do custo dos doces os levou a reduzir ainda mais seus orçamentos para os brindes de Halloween.

Isso está forçando fabricantes e varejistas a recorrer aos descontos. A Datasembly disse que os descontos de Halloween em todas as marcas de doces começaram mais cedo neste ano, foram mais profundos e abrangeram mais itens do que no passado.

Isso inclui os produtos da Mondelez, que fabrica os doces Sour Patch Kids, e da Mars, fabricante de M&M's e Skittles, além da Hershey, famosa pelos Kisses e pelo KitKat.

Um porta-voz da Hershey disse que seus doces sazonais -- como o Reese's em formato de abóbora -- tiveram muito menos descontos neste ano do que no ano passado.

A Hershey avisou os varejistas em julho que implementaria um aumento de preço de dois dígitos, em média, em seus doces, e a mídia informou que esse aumento seria de cerca de 10%. O porta-voz disse que os doces de Halloween não foram incluídos nesse aumento de preço, e a empresa não alterou significativamente seus gastos com descontos de Halloween.

As compras de doces para o Dia das Bruxas continuam durante todo o mês de outubro, e os dados citados pelo Jeffries abrangem todos os produtos da Hershey, que incluem salgadinhos.

No geral, as vendas de doces de chocolate por unidade permaneceram estáveis nas 12 semanas encerradas em 5 de outubro, mas os preços subiram 8%, de acordo com a Circana, uma empresa de pesquisa de mercado.

O presidente-executivo da Hershey, Kirk Tanner, disse nesta quinta-feira que as vendas do Halloween foram 'um pouco fracas', e citou o clima mais quente e a época do feriado, no final da semana.

Depois de atingir o pico no final de 2024, o preço do cacau -- principal ingrediente do chocolate -- deu uma moderada, mas continua historicamente alto, cerca do triplo do nível anterior a 2022.

Os preços dos doces no varejo ainda não cobrem esse aumento histórico, de modo que os fabricantes estão tentando repassar os custos aos consumidores em um esforço para restaurar as margens de lucro.

O Halloween e as ocasiões sazonais, como a Páscoa e o Dia dos Namorados, são especialmente importantes para os fabricantes porque os consumidores separam espaço no orçamento para as guloseimas das festas.

'É um momento decisivo para nossos negócios sazonais', disse Chantal Butler, presidente da Mondelez na América do Norte.

A Hershey está entre os 31 fabricantes de alimentos monitorados pelo banco de investimentos Jeffries que tiveram o maior aumento no volume de produtos vendidos com desconto nas quatro semanas encerradas em 4 de outubro, de acordo com uma nota de pesquisa da Jeffries que citou dados da Nielsen.

Os consumidores adoram as guloseimas das festas de fim de ano, mas, no momento, eles querem 'a melhor relação custo-benefício e estão esperando por promoções; eles não vão optar por não participar do feriado', disse Katie Thomas, líder do Kearney Consumer Institute.

Thomas acrescentou que os consumidores estão cada vez mais atentos aos tamanhos das embalagens, que as empresas as reduzem para manter os preços estáveis, tática conhecida como 'shrinkflation'.

'Não é apenas o preço, é o valor', disse ela. 'Não só não quero pagar US$30 (por um saco de doces), como também não quero pagar US$30 por pedaços muito pequenos de doces.'

Na terça-feira, o presidente-executivo da Mondelez, Dirk Van de Put, disse que algumas de suas promoções nos últimos meses não foram eficazes, acrescentando que os consumidores estão 'muito preocupados em geral com a economia'.

(Reportagem de Jessica DiNapoli em Nova York)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.