Detran-SP acaba com taxa para atualização de endereço na CNH
Documento deixa de exibir o município de residência do condutor
Publicada em
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) eliminou a taxa de R$ 127,69 para atualização do endereço na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A nova regra está em vigor desde o dia 1º de janeiro.
Agora, o campo “Local” do documento deixa de exibir o município de residência do condutor e passa a trazer a informação do lugar de expedição: “São Paulo/SP”.
De acordo com o Detran-SP, a atualização do endereço é gratuita, obrigatória e tem como objetivo manter a regularidade dos dados do condutor junto ao órgão de trânsito, garantindo que as notificações e documentos provenientes de serviços eletrônicos sejam entregues corretamente.
Além disso, a ausência de atualização do endereço pode caracterizar infração leve, com três pontos na CNH e multa de R$ 88,38, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Para solicitar o serviço, o condutor deve acessar o site do Detran-SP e consultar as condições necessárias para fazer o procedimento. A orientação para quem sai de São Paulo é procurar o órgão de trânsito do estado de destino para solicitar a transferência da CNH.
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO