Detran-SP usa IA para localizar veículos que acumulam multas sem pagamento
Tecnologia identifica padrões no comportamento do infrator
Redação, com informações da Agência SP
16/09/2025
O Detran-SP anunciou um projeto de fiscalização que, a partir de análise de dados e do uso de inteligência artificial, mapeia e monitora os chamados veículos contumazes em infração – aqueles que acumulam multas sem perspectiva de quitação.
No último dia 5 de setembro, um Astra azul, que há 12 anos não tinha o licenciamento regularizado e circulava pela região de Pinheiros com 602 multas e 10 vezes seu valor de mercado em infrações de trânsito, foi recolhido. “Era o fim da linha para um veículo que, para além dos R$ 160,6 mil devidos ao Fundo de Multas do Estado, representava por si só um risco à segurança no trânsito. Os policiais identificaram que o condutor não tinha CNH nem era o proprietário do carro”, diz a nota.
A operação é resultado de um trabalho de cruzamento de dados de infrações e monitoramento de circulação, em que a inteligência artificial é usada para identificar padrões, contribuindo para a previsibilidade de comportamento do infrator.
De acordo com o Detran-SP, passada a fase inicial, que é centrada na capital, o plano é institucionalizar o programa, reforçando a atuação do órgão na fiscalização e na remoção de veículos em situação irregular em todo o estado.
A cada três meses, a lista de campeões de infrações será atualizada, a partir do levantamento dos maiores reincidentes dos 12 meses anteriores.
Redação, com informações da Agência SP

