Dez pessoas morrem e 61 ficam feridas após trem mexicano bater em ônibus de dois andares
Dez pessoas morrem e 61 ficam feridas após trem mexicano bater em ônibus de dois andares
Reuters
08/09/2025
Atualizada em 08/09/2025
Por Lizbeth Diaz
CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Dez pessoas morreram e pelo menos 61 ficaram feridas na região central do México quando um trem de carga colidiu com um ônibus de passageiros de dois andares, que, segundo a operadora do trem, estava tentando passar na frente do trem em movimento.
A Canadian Pacific Kansas City de Mexico, a ferrovia, expressou suas condolências às famílias das vítimas e pediu aos motoristas que respeitassem as placas de sinalização e as ordens de parada nos cruzamentos da ferrovia.
A operadora de ônibus Herradura de Plata não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Imagens do local mostraram a parte dianteira do andar superior do ônibus esmagada e sua estrutura metálica bastante amassada, enquanto os socorristas isolavam a área.
A colisão aconteceu em uma zona industrial na rodovia entre Atlacomulco, uma cidade a cerca de 115 km a noroeste da capital Cidade do México, e Maravatío, no Estado vizinho de Michoacán, informaram as autoridades locais.
O gabinete do procurador-geral do Estado do México informou que sete mulheres e três homens foram mortos. Alguns dos feridos estavam em estado grave, enquanto outros foram rapidamente liberados do hospital, acrescentou, sem fornecer números.
O último relatório do governo mexicano sobre colisões em rodovias federais mostrou um total de 12.099 acidentes em 2023, resultando em cerca de 1.900 mortes, 6.400 feridos e mais de US$100 milhões em danos.
Em fevereiro, mais de 40 pessoas morreram no sul do México quando um ônibus que ia da cidade turística de Cancún para Tabasco bateu em um caminhão e pegou fogo.
Os ônibus são um importante meio de transporte no México, onde, embora os trens de carga sejam comuns, as rotas ferroviárias de passageiros continuam limitadas.
O governo da presidente Claudia Sheinbaum está procurando expandir drasticamente a rede ferroviária de passageiros do país para conectar muitas partes do norte e do centro do México.
Reuters

