Dieta ajuda a reduzir o colesterol e colabora com o coração
Segundo pesquisadores canadenses, o consumo de fibras solúveis, oleaginosas e proteína vegetal, por exemplo, trazem inúmeros benefícios à saúde
Larissa Valença
25/06/2018
Uma dieta saudável impacta diretamente na saúde. Inclusive, um estudo canadense, feito na renomada Universidade de Toronto, indicou que um cardápio rico em vegetais traz inúmeros benefícios, tanto para a parte cardíaca, quanto para o colesterol.
A pesquisa mostrou que a ingestão desses componentes ajuda o coração a se manter saudável, reduzindo o nível de triglicérides no sangue e a pressão arterial, e ainda diminui o colesterol ruim em 17%. No geral, esse tipo de modelo alimentar conseguiu baixar em 13% o risco de desenvolver uma doença do cardiovascular nos próximos 10 anos.
A pesquisa, que foi publicada no periódico 'Progress in Cardiovascular Diseases', investigou mais de 400 pessoas que se alimentaram com produtos saudáveis.
Mas, afinal, o que faz parte da dieta?
Segundo o estudo, deve-se comer 42 gramas por dia de Oleaginosas, como: noz, castanha-de-caju, macadâmia, avelã, pistache.
O ideal, de acordo com o estudo canadense, é ingerir 50 gramas de proteína vegetal, que é encontrada no feijão, na ervilha, no grão-de-bico,por exemplo. Porém, o indicado é que a dose diária, nesse caso, seja apontada por um médico.
Deve-se comer 20 gramas de fibras solúveis ao dia. Aveia, berinjela, quiabo, maçã, laranja e frutas vermelhas são alguns dos alimentos que contêm o nutriente.
A recomendação é ingerir 2 gramas de fitoesteróis, encontradas nas sementes e grãos integrais, como gergelim, trigo e milho.