Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Dinamarca, EUA e Groenlândia debaterão segurança no Ártico

Dinamarca, EUA e Groenlândia debaterão segurança no Ártico

Reuters

24/01/2025

Placeholder - loading - Ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen 15/10/2024 REUTERS/Vladislav Culiomza
Ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen 15/10/2024 REUTERS/Vladislav Culiomza

Atualizada em  24/01/2025

OSLO (Reuters) - A Dinamarca concordou nesta sexta-feira em debater a região do Ártico com os Estados Unidos, disse o ministro das Relações Exteriores do país, Lars Lokke Rasmussen, após seu primeiro telefonema com o secretário de Estado do governo Donald Trump, que quer o controle sobre a Groenlândia.

Rasmussen e Marco Rubio conversaram por 20 minutos em um 'tom bom e construtivo', discutindo Ucrânia, segurança europeia e a situação no Oriente Médio, informou em comunicado o Ministério das Relações Exteriores dinamarquês.

Trump expressou interesse em transformar a Groenlândia, um território autônomo da Dinamarca, em parte dos EUA. Ele não descartou usar o poder militar ou econômico para persuadir a Dinamarca a entregá-la.

A localização estratégica da Groenlândia, no meio da rota mais curta entre a Europa e a América do Norte, é fundamental para o sistema de alerta de mísseis balísticos dos EUA. Assim, a região se tornou uma prioridade de Trump.

'A segurança do Ártico não estava na pauta, mas foi acertado que será discutida entre Estados Unidos, Dinamarca e Groenlândia em uma data posterior”, disse o ministério dinamarquês.

O primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede, que intensificou a pressão pela independência do território, afirmou várias vezes que a ilha não está à venda, e que cabe ao seu povo decidir o seu futuro.

A premiê da Dinamarca, Mette Frederiksen, disse em 15 de janeiro que havia falado com Trump e dito que cabe à própria Groenlândia decidir sobre qualquer independência.

(Reportagem de Terje Solsvik)

((Tradução Redação São Paulo)) REUTERS AC

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.