Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Diplomatas da China condenam governos estrangeiros por comentários sobre Taiwan pós-eleição

Diplomatas da China condenam governos estrangeiros por comentários sobre Taiwan pós-eleição

Reuters

14/01/2024

Placeholder - loading - Bandeiras da China e de Taiwan em foto de ilustração 06/08/2022 REUTERS/Dado Ruvic
Bandeiras da China e de Taiwan em foto de ilustração 06/08/2022 REUTERS/Dado Ruvic

Por Eduardo Baptista

PEQUIM (Reuters) - O Ministério das Relações Exteriores da China e suas embaixadas em todo o mundo condenaram governos estrangeiros que parabenizaram o Partido Democrático Progressista (PDP) de Taiwan e seu presidente eleito, Lai Ching-te, após o pleito presidencial do sábado na ilha.

Depois de o candidato presidencial do PDP, Lai, ter vencido a eleição, vários ministros e políticos de países que partilham laços calorosos, embora não oficiais na maioria das vezes, com a ilha autônoma enviaram mensagens de parabéns a Lai e ao PDP.

Isso desencadeou resposta rápida das embaixadas chinesas, destacando quão sensível Pequim é em relação a países que parecem conferir legitimidade a um candidato e um partido político que os chineses consideram como 'forças separatistas' e que querem transformar Taiwan em uma nação soberana independente.

O Ministério das Relações Exteriores da China citou neste domingo uma declaração do secretário de Estado dos Estados Unidos, Anthony Blinken, parabenizando Lai e disse que o relacionamento entre Washington e Taiwan é 'um sinal seriamente incorreto' às 'forças separatistas de independência de Taiwan'.

'A China sempre se opôs firmemente a qualquer forma de intercâmbio oficial entre os Estados Unidos e Taiwan, e opõe-se resolutamente à interferência dos Estados Unidos nos assuntos de Taiwan, sob qualquer forma e sob qualquer pretexto', afirmou o Ministério das Relações Exteriores em comunicado publicado no seu site.

A embaixada chinesa condenou no sábado o que chamou de 'ações incorretas' do ministro das Relações Exteriores britânico, David Cameron, depois que ele disse, em um comunicado parabenizando Lai e seu partido, que as eleições foram um 'testamento da vibrante democracia de Taiwan'.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.