Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Diretor do FBI visitou China para falar sobre fentanil e segurança, dizem fontes

Diretor do FBI visitou China para falar sobre fentanil e segurança, dizem fontes

Reuters

10/11/2025

Placeholder - loading - Diretor do FBI Kash Patel na Casa Branca  8/10/2025   REUTERS/Evelyn Hockstein
Diretor do FBI Kash Patel na Casa Branca 8/10/2025 REUTERS/Evelyn Hockstein

Por Laurie Chen e Antoni Slodkowski

PEQUIM (Reuters) - O diretor do FBI, Kash Patel, visitou a China na semana passada para discutir questões relacionadas ao fentanil e à segurança, segundo duas pessoas familiarizadas com a viagem, após uma reunião de cúpula entre os líderes dos EUA e da China, na qual ambos saudaram o 'consenso' sobre o assunto.

Uma pessoa informada sobre a viagem de Patel disse que o diretor do Federal Bureau of Investigation voou para Pequim na sexta-feira e permaneceu por cerca de um dia. Ele conversou com autoridades chinesas no sábado, acrescentou a pessoa.

A visita de Patel a Pequim não foi anunciada oficialmente pelos Estados Unidos ou pela China e está sendo relatada pela primeira vez pela Reuters.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Lin Jian disse na segunda-feira que não estava ciente da viagem. O Ministério de Segurança Pública da China e a embaixada dos EUA em Pequim não responderam aos pedidos de comentários.

O Ministério do Comércio da China anunciou na segunda-feira que o país fará ajustes no catálogo de precursores químicos relacionados a medicamentos e exigirá licenças para a exportação de certos produtos químicos para os Estados Unidos, Canadá e México.

A autoridade antidrogas também reforçou a supervisão da produção e exportação de produtos químicos para fabricação de medicamentos que não estão em sua lista de controle para mantê-los fora dos canais ilegais, disse em um aviso.

Ela ressaltou os riscos criminais que os exportadores podem enfrentar ao enviar produtos químicos para determinados países de 'alto risco', como os Estados Unidos.

O presidente dos EUA, Donald Trump, reduziu pela metade as tarifas sobre produtos chineses impostas como punição pelo fluxo de fentanil para 10%, depois de chegar a um acordo durante as conversas do mês passado com o líder chinês, Xi Jinping.

Xi trabalhará 'arduamente para interromper o fluxo' de fentanil, um opioide sintético mortal que é a principal causa de mortes por overdose nos Estados Unidos, disse Trump aos repórteres após as conversas.

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que os detalhes do novo consenso seriam definidos por meio de um novo grupo de trabalho bilateral. Não ficou claro se Patel discutiu o novo mecanismo durante sua visita a Pequim.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.