Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Diretora do Fed diz ser necessária maior confiança na queda da inflação antes de mais cortes de juros

Diretora do Fed diz ser necessária maior confiança na queda da inflação antes de mais cortes de juros

Reuters

17/02/2025

Placeholder - loading - Diretora do Federal Reserve Michelle Bowman, em San Diego, nos EUA 11/02/2019 REUTERS/Ann Saphir
Diretora do Federal Reserve Michelle Bowman, em San Diego, nos EUA 11/02/2019 REUTERS/Ann Saphir

Por Howard Schneider

WASHINGTON (Reuters) - A diretora do Federal Reserve Michelle Bowman disse nesta segunda-feira que deseja ter mais convicção de que a inflação diminuirá mais neste ano antes de reduzir novamente a taxa de juros, principalmente devido à incerteza quanto ao impacto das políticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

'Eu gostaria de ter mais confiança de que o progresso na redução da inflação continuará enquanto consideramos fazer mais ajustes' na taxa que o Fed atualmente mantém estável na faixa de 4,25% a 4,5%, disse Bowman em comentários preparados para uma conferência da American Bankers Association.

A taxa de juros 'está agora em uma boa posição, permitindo que o comitê seja paciente e preste mais atenção aos dados de inflação à medida que eles evoluem', disse ela, referindo-se ao Comitê Federal de Mercado Aberto do Fed.

Manter os juros estáveis por enquanto 'também oferece a oportunidade de analisar outros indicadores de atividade econômica e obter mais clareza sobre as políticas do governo e seus efeitos sobre a economia', disse ela.

'Será muito importante ter uma noção melhor dessas políticas, de como elas serão implementadas e estabelecer uma maior confiança sobre como a economia responderá nas próximas semanas e meses', disse ela.

Trump, desde que assumiu seu segundo mandato no mês passado, tem emitido uma série de decretos sobre comércio e tarifas, mas também voltou atrás em alguns casos.

Bowman, nomeada por Trump durante seu primeiro mandato, tem sido uma das autoridades mais 'hawkish' (agressiva no combate à inflação) do Fed. Ela disse esperar que a inflação desacelere ainda mais este ano.

A taxa de inflação esperada continua acima da meta de 2% do Fed, e Bowman observou que a atual taxa de desemprego de 4% está abaixo de sua estimativa de pleno emprego, enquanto os salários estão se expandindo mais rapidamente do que ela considera consistente com a meta de inflação.

A inflação 'parece ter retomado sua trajetória de queda, e minha expectativa básica é de que ela se moderará ainda mais este ano', disse ela. Mesmo assim, ela acrescentou que 'há riscos de alta'.

O Fed deve manter a taxa de juros inalterada em sua próxima reunião de março, enquanto os membros observam o impacto, em particular, das tarifas de importação que Trump propôs.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.