Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Edge, da Cosan, importa gás argentino ao Brasil via Bolívia

Edge, da Cosan, importa gás argentino ao Brasil via Bolívia

Reuters

16/04/2025

Placeholder - loading - Gasoduto em construção na Argentina para transporte de gás do campo de Vaca Muerta 26/04/2023 REUTERS/Martin Cossarini
Gasoduto em construção na Argentina para transporte de gás do campo de Vaca Muerta 26/04/2023 REUTERS/Martin Cossarini

SÃO PAULO (Reuters) - A Edge, empresa do grupo Cosan que atua no mercado livre de gás, anunciou nesta quarta-feira que realizou sua primeira importação de gás argentino para o Brasil por meio da Bolívia.

A operação ocorreu em parceria com a argentina Tecpetrol, que tem produção própria de 25 milhões de metros cúbicos por dia, operando dois campos de gás convencional na Bacia Noroeste e o principal campo de gás não convencional do país, Fortín de Piedra, localizado na Bacia de Neuquén.

As empresas não divulgaram volumes envolvidos na importação e de qual campo provém o gás.

O insumo trazido da Argentina, aproveitando a infraestrutura de gasoduto existente entre os três países, irá compor o portfólio de suprimento da Edge, que opera na comercialização de gás e também com projetos de infraestrutura e logística no segmento.

A operação se segue à primeira importação do tipo realizada pelo Brasil também utilizando a infraestrutura boliviana. No início deste mês, a TotalEnergies exportou gás de Vaca Muerta para a brasileira Matrix Energia.

O CEO da Edge, Demetrio Magalhães, avaliou em nota que o gás argentino terá papel relevante na matriz energética da região, contribuindo com segurança energética e desenvolvimento econômico.

'Esse é um movimento que reforça nosso posicionamento de fomentar a integração energética regional, conectando os recursos da América do Sul com inteligência e complementaridade para garantir uma oferta flexível, segura e competitiva, além de desenvolver cada vez mais o mercado livre de gás', afirmou.

Ricardo Markous, CEO da Tecpetrol, destacou o potencial de gás da região de Vaca Muerta, na Bacia de Neuquén para ampliar a oferta de gás argentino.

'Há uma enorme oportunidade, e estão em andamento -- e em planejamento -- ampliações na capacidade de transporte que nos permitirão abastecer, de forma competitiva e segura, todos os nossos países vizinhos', disse o executivo.

(Por Letícia Fucuchima)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.