Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Egito agradece decisão de Trump de não deslocar habitantes de Gaza

Egito agradece decisão de Trump de não deslocar habitantes de Gaza

Reuters

13/03/2025

Placeholder - loading - Palestinos caminham ao lado de destroços de casas destruídas na Cidade de Gaza 11/03/2025 REUTERS/Dawoud Abu Alkas
Palestinos caminham ao lado de destroços de casas destruídas na Cidade de Gaza 11/03/2025 REUTERS/Dawoud Abu Alkas

DUBAI (Reuters) - O Egito disse nesta quinta-feira que apreciou as observações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre não exigir que os moradores de Gaza deixem o enclave, de acordo com uma declaração do Ministério das Relações Exteriores egípcio.

'Ninguém está expulsando nenhum palestino de Gaza', disse Trump na quarta-feira, em resposta a uma pergunta durante uma reunião na Casa Branca com o primeiro-ministro irlandês Micheál Martin.

'Essa posição reflete a compreensão da necessidade de evitar uma maior deterioração da situação humanitária em Gaza e a importância de encontrar soluções justas e sustentáveis para a questão palestina', acrescentou o Ministério das Relações Exteriores do Egito.

Trump propôs que os EUA assumissem o controle de Gaza, onde o ataque militar de Israel nos últimos 17 meses matou dezenas de milhares de pessoas, depois de sugerir anteriormente que os palestinos no enclave deveriam ser permanentemente deslocados.

O grupo militante palestino Hamas realizou um ataque transfronteiriço ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023, desencadeando a guerra devastadora na Faixa de Gaza.

Na quarta-feira, o Hamas saudou o aparente recuo de Trump de sua proposta de deslocamento dos habitantes de Gaza, pedindo que ele se abstenha de se alinhar com a visão da 'extrema-direita sionista'.

No início de março, os líderes árabes adotaram um plano de reconstrução egípcio de US$53 bilhões para Gaza que evitaria o deslocamento de palestinos para combater a visão de Trump de uma 'Riviera do Oriente Médio'.

(Reportagem de Jana Choukeir)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.