Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

El Niño deve durar até abril de 2024, elevando temperaturas a níveis recordes

El Niño deve durar até abril de 2024, elevando temperaturas a níveis recordes

Reuters

08/11/2023

Placeholder - loading - Pessoas caminham na margem do Lago Titicaca durante um período de estiagem em Huarina, na Bolívia 03/08/2023 REUTERS/Claudia Morales
Pessoas caminham na margem do Lago Titicaca durante um período de estiagem em Huarina, na Bolívia 03/08/2023 REUTERS/Claudia Morales

GENEBRA (Reuters) - O fenômeno climático El Niño, atualmente em curso, deverá durar até pelo menos abril de 2024, informou a Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta quarta-feira, elevando as temperaturas em um ano que já está a caminho de ser o mais quente já registrado.

A OMM disse que há 90% de probabilidade de que o evento natural continue durante o inverno do Hemisfério Norte, seguindo uma projeção semelhante feita no mês passado por um analista do governo dos Estados Unidos.

O El Niño é um aquecimento das temperaturas da superfície do oceano no Pacífico oriental e central, e pode provocar fenômenos climáticos extremos, desde incêndios florestais até ciclones tropicais e secas prolongadas.

O fenômeno já está provocando calamidades em todo o mundo, e a previsão é que os riscos sejam maiores para os mercados emergentes, mais expostos a oscilações nos preços dos alimentos e da energia.

A OMM disse na mesma nota que 2023 está a caminho de ser o ano mais quente já registrado. O ano recorde anterior foi 2016, devido ao golpe duplo de um El Niño excepcionalmente forte e o impacto do aquecimento induzido pela queima de combustíveis fósseis.

(Reportagem de Emma Farge)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.