Eleitores negros são menos influenciados por mensagem de Biden sobre ameaça de Trump, mostra pesquisa
Eleitores negros são menos influenciados por mensagem de Biden sobre ameaça de Trump, mostra pesquisa
Reuters
15/03/2024
Por Jason Lange
WASHINGTON (Reuters) - Uma das principais mensagens de campanha do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de que Donald Trump é uma ameaça à democracia, está conquistando menos apoiadores negros e pessoas sem diploma universitário do que outros segmentos de sua base política, de acordo com uma pesquisa Reuters/Ipsos.
As preocupações com o extremismo político e as ameaças à democracia têm surgido como uma das principais questões para os norte-americanos, após acontecimentos históricos, incluindo as tentativas do ex-presidente republicano de reverter sua derrota nas eleições de 2020, a decisão da Suprema Corte de acabar com o direito constitucional ao aborto e um aumento no número de imigrantes que cruzam a fronteira entre os EUA e o México.
A pesquisa com 4.094 entrevistados, realizada de 7 a 13 de março, mostrou que tanto republicanos quanto democratas estão preocupados com as instituições democráticas do país e com a perspectiva de políticos altamente partidários que estão promovendo políticas que a maioria das pessoas não quer.
Cerca de 65% dos participantes da pesquisa - incluindo 72% dos democratas e 64% dos republicanos - disseram estar preocupados que 'legislaturas estaduais partidárias anularão o voto popular' em alguns Estados para apoiar um candidato presidencial. Os demais entrevistados disseram não estar preocupados ou não responderam à pergunta.
Uma parcela ainda maior de cada partido disse temer que 'governos dominados por viés partidário promulguem leis impopulares'. Cerca de 40% dos eleitores de cada partido considera a legenda adversária uma ameaça iminente aos EUA, de acordo com a pesquisa.
Cerca de 57% dos apoiadores de Biden na pesquisa disseram que o estavam apoiando para deter Trump, em comparação com 30% que citaram o apoio a Biden, sugerindo que o foco da campanha no medo está ajudando a acalmar as preocupações dos democratas com o comparecimento às urnas.
Mas havia sinais de alerta em potencial para os democratas.
Os apoiadores negros de Biden, que constituem cerca de 20% de sua base política, eram consideravelmente menos propensos do que seus apoiadores brancos a responder na pesquisa que estavam votando para impedir Trump, 37% a 65%.
Os democratas negros também tinham menos inclinação do que os democratas brancos de dizer que estavam preocupados com o fato de um candidato presidencial roubar uma eleição ou de legislaturas estaduais partidárias anularem seus resultados. Os eleitores negros nos EUA têm se inclinado fortemente para o Partido Democrata há décadas.
Entre os apoiadores de Biden que não têm diploma universitário, 53% disseram que queriam impedir Trump, em comparação com 64% dos que têm diploma.
Biden também está fazendo campanha com mensagens de que ele ajudou a economia norte-americana e promete defender o direito ao aborto. Quase metade dos apoiadores negros de Biden disse que o apoia por suas políticas, em comparação com cerca de um terço de seus apoiadores brancos.
'Destacar os fracassos de Donald Trump certamente faz parte dessa equação, mas também é importante lembrar os eleitores das realizações do presidente Biden e oferecer uma visão positiva para o futuro', disse Rodell Mollineau, estrategista democrata que atua como sócio da ROKK Solutions.
A pesquisa Reuters/Ipsos foi realizada online com uma amostra nacionalmente representativa de 4.094 adultos e tem uma margem de erro de 1,7.
Reuters