Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Elite econômica se reune em Davos com guerras liderando riscos globais e sob a sombra de um mundo fragmentado

Elite econômica se reune em Davos com guerras liderando riscos globais e sob a sombra de um mundo fragmentado

Reuters

18/01/2025

Placeholder - loading - Logo do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça 19/01/2024 REUTERS/Denis Balibouse
Logo do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça 19/01/2024 REUTERS/Denis Balibouse

LONDRES (Reuters) - Conflitos armados são o principal risco em 2025, segundo uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial divulgada na quarta-feira, um lembrete da fragmentação global cada vez maior antes da reunião líderes empresariais e políticos em Davos na próxima semana.

Quase um em cada quatro dos mais de 900 especialistas consultados, entre acadêmicos, formuladores de política e empresários, colocaram os conflitos, incluindo guerras e terrorismo, como o risco mais severo ao crescimento econômico para o ano.

O clima extremo, principal preocupação em 2024, ficou em segundo lugar.

“O aumento das tensões políticas e a quebra de confiança estão impulsionando o cenário de risco global”, disse o diretor-geral do Fórum, Mirek Dusek, em comentários que acompanham o relatório.

“Neste contexto complexo e dinâmico, os líderes têm uma escolha: encontrar maneiras de fomentar colaboração e resiliência ou sofrer vulnerabilidades crescentes”.

O Fórum será realizado a partir de 20 de janeiro, e Donald Trump, que será empossado como o 47º presidente dos Estados Unidos, falará na reunião virtualmente em 23 de janeiro. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, participará da reunião e dará um discurso em 21 de janeiro, segundo os organizadores do fórum.

Conselheiros de Trump admitem que a guerra da Ucrânia demorará meses, ou até mais, para ser resolvida, segundo reportagem da Reuters na quarta-feira, um choque de realidade à sua promessa de fechar um acordo de paz no seu primeiro dia na Casa Branca.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.