Embaixadora dos EUA na Rússia deixa Moscou, diz comunicado da embaixada
Embaixadora dos EUA na Rússia deixa Moscou, diz comunicado da embaixada
Reuters
27/06/2025
MOSCOU (Reuters) - Lynne Tracy, embaixadora dos Estados Unidos na Rússia, está deixando Moscou, disse a embaixada na sexta-feira, observando que ela atuou durante um dos períodos mais tensos nas relações entre Moscou e Washington.
A saída de uma diplomata de carreira nomeada sob a administração do ex-presidente Joe Biden ocorre no momento em que Rússia e Estados Unidos discutem uma possível redefinição de seus laços, que se deterioraram acentuadamente depois que Moscou lançou sua guerra em grande escala na Ucrânia em 2022.
O presidente Donald Trump disse que há acordos de investimento potencialmente grandes a serem fechados, mas está ficando cada vez mais frustrado que seus esforços para intermediar um acordo de paz para acabar com a guerra na Ucrânia até agora não resultaram em um cessar-fogo significativo.
'Tenho orgulho de ter representado meu país em Moscou durante um período tão desafiador. Ao deixar a Rússia, sei que meus colegas da embaixada continuarão a trabalhar para melhorar nossas relações e manter os laços com o povo russo', disse Tracy em um comunicado, de acordo com a embaixada.
Segundo o documento, o período em que Tracy esteve no cargo foi marcado por sua crença de que um diálogo significativo era importante mesmo em tempos difíceis.
A embaixada disse no início deste mês que Tracy, que chegou a Moscou em janeiro de 2023 e foi recebida por manifestantes que entoavam slogans anti-EUA quando ela foi ao Ministério das Relações Exteriores para apresentar suas credenciais, deixaria o cargo em breve.
Seu sucessor não foi nomeado publicamente.
(Reportagem da Reuters)
Reuters