Embraer recebe encomenda de até 100 jatos E2 de companhia aérea dos EUA
Embraer recebe encomenda de até 100 jatos E2 de companhia aérea dos EUA
Reuters
10/09/2025
Atualizada em 10/09/2025
SÃO PAULO (Reuters) - A Embraer anunciou nesta quarta-feira que recebeu uma encomenda de até 100 jatos E195-E2, um pedido avaliado em cerca de US$4,4 bilhões a preços de tabela das aeronaves.
A encomenda foi feita pela norte-americana Avelo Airlines, que será a primeira companhia aérea dos Estados Unidos a operar a aeronave, afirmou em comunicado a fabricante brasileira.
O pedido envolve a aquisição de 50 jatos do modelo e direitos de compra de outras 50 aeronaves. O valor da encomenda não inclui os direitos de compra.
A Embraer, que vinha fazendo mistério desde semana passada sobre o anúncio em meio ao tarifaço dos EUA contra o Brasil, afirmou que os jatos E2 comprados pela Avelo vão complementar a frota de Boeings 737NG da companhia aérea.
O E195-E2 é o maior jato comercial da Embraer, com capacidade para 146 passageiros em classe única e um alcance de cerca de até 5.500 quilômetros.
As ações da fabricante brasileira chegaram a renovar máxima histórica quando do anúncio da encomenda, subindo mais de 3%, mas perderam fôlego pouco depois, e mostravam queda de 0,79% às 11h19, enquanto o Ibovespa tinha alta de 1%.
O anúncio desta quarta-feira coincide com um grande encontro de líderes do setor aeroespacial em Washington e ocorre em um momento em que a Embraer, a terceira maior fabricante de aviões do mundo atrás de Airbus e Boeing, tem feito lobby junto ao governo do presidente norte-americano, Donald Trump, para remover tarifas de importação de 10% que atingem seus produtos.
(Por Alberto Alerigi Jr.)
Reuters