Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Empresas da zona do euro estão otimistas, mas lucros estão caindo, mostram pesquisas do BCE

Empresas da zona do euro estão otimistas, mas lucros estão caindo, mostram pesquisas do BCE

Reuters

27/10/2025

Placeholder - loading - Sede do BCE em Frankfurt, Alemanha 06/03/2025. REUTERS/Jana Rodenbusch/File Photo
Sede do BCE em Frankfurt, Alemanha 06/03/2025. REUTERS/Jana Rodenbusch/File Photo

FRANKFURT (Reuters) - O crescimento do crédito para as empresas da zona do euro desacelerou no mês passado, mas elas permaneceram otimistas em relação às suas perspectivas, mesmo que os lucros estejam se deteriorando e a inflação possa ficar mais elevada, mostraram pesquisas separadas do Banco Central Europeu nesta segunda-feira.

A economia da zona do euro mostrou-se resiliente este ano em meio à incerteza tarifária, mas o crescimento ainda é de apenas 1%, sugerindo que a diferença econômica em relação aos EUA continuará a aumentar.

'Cerca de 25% das empresas permaneceu otimista em relação aos acontecimentos no próximo trimestre - mais do que no trimestre anterior', mostrou a Pesquisa sobre o Acesso das Empresas a Financiamento. 'Ao mesmo tempo, as empresas continuaram a observar uma deterioração em seus lucros.'

INFLAÇÃO ACIMA DA META

A pesquisa também mostrou que as expectativas de inflação ficaram, de modo geral, estáveis, mas as empresas veem um crescimento de preços acima da meta de 2% do BCE para os próximos anos e até mesmo um risco de aceleração.

A inflação tem se mantido em torno da meta durante quase todo o ano e o próprio BCE a vê abaixo de 2% durante a maior parte dos próximos dois anos, antes de voltar a subir para a meta em 2027.

'A mediana das expectativas para a inflação anual um ano à frente permaneceram em 2,5%, enquanto as expectativas para três e cinco anos à frente permaneceram em 3,0%', disse o BCE. 'Para o horizonte de cinco anos, a maioria das empresas continua a indicar que os riscos para as perspectivas de inflação estão inclinados para o lado positivo.'

O crescimento do crédito às empresas, por sua vez, desacelerou em setembro, embora a taxa tenha permanecido perto de uma máxima de dois anos, e os empréstimos às famílias continuaram a expandir no ritmo mais forte desde o início de 2023, mostrou o relatório do BCE sobre a evolução monetária.

O crescimento do crédito tem apresentado uma tendência de alta durante todo o ano, alimentado em grande parte por 2 pontos percentuais de cortes nos juros no ano até junho, o que incentivou o investimento, apesar da incerteza.

(Reportagem de Balazs Koranyi)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.