Enchentes na Tailândia deixam 33 mortos; país busca resgatar pacientes de hospital inundado
Enchentes na Tailândia deixam 33 mortos; país busca resgatar pacientes de hospital inundado
Reuters
26/11/2025
BANGCOC (Reuters) - Autoridades tailandesas planejam enviar helicópteros para retirar pacientes em estado grave de um hospital do sul do país que foi atingido por algumas das piores enchentes da região em anos, com o número de mortos subindo para 33, em meio a previsão de mais chuvas.
As enchentes varreram nove províncias tailandesas e oito Estados da vizinha Malásia pelo segundo ano consecutivo, levando os dois países a retirar cerca de 45.000 pessoas.
Na Indonésia, estima-se que de oito a 13 pessoas tenham morrido em decorrência de enchentes e deslizamentos de terra nesta semana, enquanto uma pessoa morreu na Malásia.
Na cidade tailandesa de Hat Yai, a mais atingida, um funcionário da saúde pública disse que helicópteros forneceriam alimentos e transportariam pacientes depois que o primeiro andar do principal hospital do governo, que atende 600 pessoas, cerca de 50 delas em tratamento intensivo, foi inundado.
'Hoje, todos os pacientes de terapia intensiva serão transportados para fora do Hospital Hat Yai', disse à Reuters o funcionário do ministério, Somrerk Chungsaman.
Cerca de 20 helicópteros e 200 barcos utilizados nos esforços de resgate em Hat Yai tiveram dificuldade em alcançar as pessoas ilhadas, disse porta-voz do governo, Siripong Angkasakulkiat, aos repórteres.
(Reportagem de Panarat Thepgumpanat e Chayut Setboonsarng em Bangcoc; reportagem adicional de Stanley Widianto em Jacarta e Danial Azhar e Rozanna Latiff em Kuala Lumpur)
Reuters


