Encomendas à indústria dos EUA se recuperam em maio com demanda por aeronaves
Encomendas à indústria dos EUA se recuperam em maio com demanda por aeronaves
Reuters
03/07/2025
WASHINGTON (Reuters) - As novas encomendas de produtos manufaturados nos Estados Unidos aumentaram em maio devido à forte demanda por aeronaves, e os gastos das empresas com equipamentos parecem estar fortes na metade do segundo trimestre.
As encomendas à indústria cresceram 8,2% em maio após queda revisada para baixo de 3,9% em abril, informou o Departamento de Comércio nesta quinta-feira. Economistas consultados pela Reuters esperavam ganho de 8,2%, depois de um declínio de 3,7% relatado anteriormente em abril. As encomendas tiveram alta de 3,2% em maio na comparação anual.
A manufatura, que responde por 10,2% da economia, continua limitada pelas tarifas agressivas do presidente Donald Trump sobre produtos importados.
Trump vê as tarifas como uma ferramenta para aumentar a receita para compensar seus cortes de impostos prometidos e para reavivar uma base industrial em declínio há muito tempo, um feito que os economistas argumentam ser impossível no curto prazo devido à escassez de mão de obra e outras questões estruturais.
Os pedidos de aeronaves comerciais aumentaram 230,8%. Isso refletiu pelo menos 150 aeronaves da Catar Airways encomendadas à Boeing durante a visita de Trump ao país árabe do Golfo em maio.
Os pedidos de veículos automotores, peças e reboques subiram 0,8%. As encomendas de computadores e produtos eletrônicos aumentaram 1,5%, enquanto as de equipamentos elétricos, aparelhos e componentes tiveram alta de 0,7%. Os pedidos de maquinário aumentaram 0,4%.
O governo também informou que os pedidos de bens de capital não relacionados à defesa, excluindo aeronaves, que são vistos como uma medida dos planos de gastos das empresas com equipamentos, aumentaram 1,7% em maio, conforme estimado no mês passado.
(Reportagem de Lucia Mutikani)
Reuters