Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Entidade acusa CVM de negligência, pede bloqueio de bens da PwC

Entidade acusa CVM de negligência, pede bloqueio de bens da PwC

Reuters

30/01/2023

Placeholder - loading - Brasília, Brasil 12/01/2023. REUTERS/Ueslei Marcelino
Brasília, Brasil 12/01/2023. REUTERS/Ueslei Marcelino

Atualizada em  30/01/2023

SÃO PAULO (Reuters) - Uma entidade de defesa de consumidores protocolou nesta segunda-feira uma medida cautelar no qual acusa a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de negligência no caso Americanas e pede bloqueio de bens da firma de auditoria PwC.

A medida aberta pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e Trabalhador (Abradecont) foi enviada à Justiça Federal no Rio de Janeiro pede responsabilização de danos causados, sendo preparatória de ação civil pública a ser movida mais adiante.

A entidade afirma que a PwC 'agia sem qualquer limite ou fiscalização efetiva por parte da CVM', e que 'todos os relatórios apresentados pela firma de auditoria eram considerados suficientes e não sofriam resistência por parte do órgão fiscalizador'.

Para a Abradecont, apesar de a CVM ter aberto procedimentos para investigar o caso da Americanas, que pediu recuperação judicial mais cedo neste mês após ter descoberto um buraco contábil de 20 bilhões de reais, o atuação da autarquia 'deve ser devidamente apurada'.

A ação, apresentado por meio do escritório de advocacia, Antunes, a associação pede que o juiz determine o bloqueio imediato de bens da PwC e que também a proíba de emitir relatórios 'que tenham por finalidade o mercado de valores mobiliários'.

Em nota, a CVM afirmou que não está em sua esfera de competência 'aprovar e/ou rejeitar relatórios de auditoria de qualquer companhia aberta', mas que é regulador de conduta.

Consultada, a PwC não respondeu de imediato a um pedido de comentário da Reuters.

(Reportagem de Carolina Pulice, texto de Aluísio Alves)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.