EQI Investimentos obtém autorização do BC para atuar como corretora
Publicada em
(Reuters) - A EQI, uma das maiores assessorias de investimentos do Brasil, vinculada ao BTG Pactual, obteve licença do Banco Central (BC) para atuar como uma corretora de valores, prometendo 'democratizar os investimentos de verdade' e de olho em um IPO.
A empresa, fundada em Santa Catarina em 2008, disse, em nota à imprensa, ser 'a primeira do segmento a se tornar corretora de valores com a autorização do Banco Central'.
A aprovação pelo Departamento de Organização do Sistema Financeiro do BC foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira.
'Vamos democratizar os investimentos de verdade, oferecendo produtos mais sofisticados para o pequeno investidor pessoa física e para empresas de médio porte', afirmou o presidente da EQI Investimentos, Juliano Custodio.
'Muitos players dizem que atendem o segmento de varejo, mas, na verdade, a maioria de seus clientes é composta por grandes fortunas e empresas que já têm acesso ao mercado de capitais', acrescentou ele, na nota.
A nova plataforma começa suas operações nesta quinta-feira com 23 bilhões de reais sob custódia, mais de 50 mil clientes ativos e 12 escritórios, segundo a empresa. A equipe de assessores da EQI passará a fazer parte da corretora, que somará quase mil profissionais, de acordo com a companhia.
A expectativa da EQI é fechar 2023 com 34 bilhões de reais em ativos sob custódia e 75 mil clientes ativos. A empresa ainda mira chegar a 150 bilhões de reais em ativos em cinco anos.
O Grupo EQI agora passa a ser composto pela EQI Asset, EQI Vida e Previdência, EQI Partners e EQI Research.
A recém-licenciada corretora planeja manter o ritmo acelerado de crescimento, vislumbrando a abertura de capital por meio de uma oferta inicial de ações (IPO), de acordo com a nota. A empresa não disse quando a operação poderia ocorrer.
'Estamos sempre aproveitando os momentos de instabilidade e dificuldades do mercado para nos mantermos crescendo. Pilotamos muito bem na chuva e nova fase da corretora é apenas mais um dos crescimentos da companhia', disse Custodio.
(Por Paula Arend Laier)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO