Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Equador declara estado de emergência por aumento de imigrantes venezuelanos na fronteira

Equador declara estado de emergência por aumento de imigrantes venezuelanos na fronteira

Thomson Reuters

09/08/2018

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Equador declara estado de emergência por aumento de imigrantes venezuelanos na fronteira"

QUITO (Reuters) - O Equador declarou estado de emergência em três províncias, na quarta-feira, devido à grande quantidade de imigrantes venezuelanos chegando ao país através da fronteira com a Colômbia após fugirem da crise econômica que abala a Venezuela.

A hiperinflação e a escassez crônica de produtos na Venezuela têm provocado um êxodo de cidadãos que normalmente viajam por terra atravessando a Colômbia e muitas vezes seguindo para outros países como Equador, Peru e Chile.

'O governo do Equador declarou estado de emergência relacionado à imigração humana nas províncias de Carchi, Pichincha e El Oro para fornecer atenção urgente aos imigrantes venezuelanos na fronteira norte', disse o Ministério de Relações Exteriores em comunicado.

A pasta acrescentou que o Equador começou a receber nesta semana 4.200 imigrantes venezuelanos por dia, sem informar qual era o número anterior e porque a quantidade havia aumentado.

O estado de emergência, que durará até o fim de agosto, tem como objetivo acelerar a mobilização de médicos e assistentes sociais para cuidar das necessidades dos imigrantes, assim como policiais para ajudar nos procedimentos de imigração.

O comunicado afirmou que agências como a Organização Internacional de Migração e a Agência de Refugiados da ONU (Acnur) também participarão dos esforços.

(Reportagem de Alexandra Valencia)

Thomson Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.