Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Equador tem financiamento para reserva de Galápagos ainda aberto a títulos azuis, diz ministro

Equador tem financiamento para reserva de Galápagos ainda aberto a títulos azuis, diz ministro

Reuters

17/03/2023

Placeholder - loading - Tartaruga nada junto de turista na Reserva Marinha de Galápagos 10/10/2016 REUTERS/Nacho Doce
Tartaruga nada junto de turista na Reserva Marinha de Galápagos 10/10/2016 REUTERS/Nacho Doce

Por Alexandra Valencia

QUITO (Reuters) - O Equador garantiu 150 milhões de dólares em financiamento para administrar sua reserva marinha expandida em torno do arquipélago de Galápagos, mas continua aberto a títulos azuis para beneficiar a área ambientalmente sensível, disse o ministro do Meio Ambiente do país, Gustavo Manrique, nesta sexta-feira.

O país sul-americano ampliou no ano passado a reserva marinha em 60.000 quilômetros quadrados, além dos 138.000 quilômetros quadrados já existentes, para proteger espécies migratórias ameaçadas entre Galápagos e a Ilha Cocos, na Costa Rica.

O plano do governo equatoriano para financiar a expansão da reserva Hermandad incluía uma possível troca de dívida por natureza, mas a nação andina ainda não finalizou o acordo.

“Em Lisboa, Portugal, assinamos 150 milhões de dólares em contribuições de agências privadas e multilaterais que devem ser investidas nos próximos cinco anos para a proteção da reserva marinha de Hermandad', disse Manrique em entrevista por telefone à Reuters.

“Os títulos azuis são sempre uma opção nesses mecanismos de financiamento”, disse.

Os formuladores de políticas econômicas do país disseram que o acordo seria finalizado ainda este ano, mas os planos podem ser atrapalhados por uma iniciativa de impeachment contra o presidente Guillermo Lasso por parlamentares da oposição, o que pode resultar em sua censura ou destituição do cargo.

O Equador também anunciou recentemente a criação de uma reserva marinha de oito milhas náuticas ao longo de sua costa continental para proteger espécies como a baleia jubarte, raias manta, tubarões e quatro das sete espécies de tartarugas marinhas do mundo.

(Reportagem de Alexandra Valencia)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.