Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Equinor inicia produção no campo Bacalhau, na Bacia de Santos

Equinor inicia produção no campo Bacalhau, na Bacia de Santos

Reuters

16/10/2025

Placeholder - loading - Logo da Equinor
Logo da Equinor

OSLO (Reuters) - A norueguesa Equinor disse nesta quinta-feira que iniciou a produção do campo de petróleo Bacalhau, no pré-sal da Bacia de Santos, um ano depois do planejado originalmente quando a decisão de investimento foi tomada em 2021.

Com reservas recuperáveis superiores a um bilhão de barris de óleo equivalente (boe), Bacalhau é o maior campo offshore internacional desenvolvido pela Equinor até o momento, disse a empresa.

'Com esse desenvolvimento, estamos fortalecendo a longevidade de nossa produção de petróleo e gás e garantindo a criação de valor para as próximas décadas', disse o CEO da Equinor, Anders Opedal, em um comunicado.

A produção será aumentada gradualmente, com atualizações de produção previstas para 2026, informou a empresa.

Descoberto em 2012 a cerca de 185 km da costa do Estado de São Paulo, o campo está equipado com um navio-plataforma (FPSO) que pode bombear até 220.000 barris de petróleo por dia.

Em 2023, a Equinor disse que o início planejado da produção de Bacalhau havia sido adiado de 2024 para 2025 devido a atrasos causados pela pandemia da Covid-19, que retardou os trabalhos.

A operadora Equinor detém uma participação de 40% no campo, enquanto a ExxonMobil Brasil detém 40% e a Petrogal Brasil, uma joint venture entre a portuguesa Galp e a chinesa Sinopec, detém os 20% restantes.

O estatal PPSA é parceiro no campo como responsável pelo contrato de partilha de produção.

(Reportagem de Terje Solsvik)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.