Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Equipe do Doge de Musk pode acessar dados confidenciais por ora, decide corte de recursos

Equipe do Doge de Musk pode acessar dados confidenciais por ora, decide corte de recursos

Reuters

07/04/2025

Placeholder - loading - Trump e Musk no Salão Oval da Casa Branca 11/02/2025 REUTERS/Kevin Lamarque
Trump e Musk no Salão Oval da Casa Branca 11/02/2025 REUTERS/Kevin Lamarque

(Reuters) - Um tribunal federal de recursos dividido suspendeu uma liminar que havia impedido o Escritório de Gestão de Pessoal dos EUA e o Departamento de Educação de entregar dados confidenciais a Elon Musk e seu Departamento de Eficiência Governamental.

Em uma votação de 2 a 1, o 4º Tribunal Federal de Apelações suspendeu a liminar imposta pela juíza distrital federal Deborah Boardman em Greenbelt, Maryland, com um recurso pendente.

O tribunal de recursos, com sede em Richmond, Virgínia, também votou por 8 a 7 contra a adoção da questão 'en banc', na qual todos os juízes ativos decidiriam. Dois juízes indicados por presidentes democratas se juntaram a seis republicanos nessa maioria.

O Doge foi criado para promover o esforço do presidente dos EUA, Donald Trump, de reduzir o tamanho do governo federal.

Grupos como a Federação Americana de Professores entraram com ações para impedir que a equipe de Musk analisasse dados como números do Seguro Social, datas de nascimento, endereços, renda, status de cidadania e empréstimos estudantis de milhões de norte-americanos.

Eles alegaram que permitir que o Doge visse os dados violava a privacidade das pessoas e poderia permitir que o governo usasse os dados para outros fins, como para promover as metas de imigração de Trump.

O Departamento do Tesouro, que mantém sistemas de desembolso de benefícios da Previdência Social, restituições de Imposto de Renda e outros valores, também foi processado.

Os advogados dos autores da ação não responderam imediatamente aos pedidos de comentários. O Departamento de Justiça dos EUA não respondeu imediatamente a uma solicitação semelhante.

(Reportagem de Jonathan Stempel em Nova York)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.