Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Eric Clapton desabafa: Hall da Fama do Rock Ignora Lendas!

Descubra a visão do guitarrista sobre a exclusão de pioneiros musicais 

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação
Imagem/Divulgação

Publicada em  

Eric Clapton é, inegavelmente, um dos maiores nomes da música internacional hoje em dia! Então quando ele solta uma crítica, não deixa de ter uma repercussão significativa. Em tempos recentes o guitarrista soltou farpas ao Hall da Fama do Rock and Roll, mesmo tendo sido consagrado na instituição por três vezes ao longo de sua carreira.

Fundada em 1983, a premiação foi criada para homenagear lendas da música, mas, com o passar dos anos, tem sido alvo de diversas críticas por deixar de fora artistas importantes. Agora, Clapton se junta ao coro de descontentes, classificando a instituição como um "clube de fraternidade" e expressando frustração pela exclusão de muitos pioneiros musicais.

Em entrevista ao Real Music Observer, Clapton disse: "Eu entrei nessa coisa, seja lá o que for. Para mim, é como um clube de garotos de fraternidade que acabou me atraindo. Acho que o fato de eles terem Ahmet Ertegun [como fundador] foi o motivo de eu aceitar. Ele estava fazendo isso por artistas como Ruth Brown e The Drifters, todos aqueles primeiros músicos da Atlantic que estavam sendo esquecidos. Mas, então, o Hall cresceu como uma bola de neve".

Imagem/Divulgação
Toque para aumentar

Ertegun, que fundou o Hall da Fama e foi presidente até sua morte em 2006, também presidiu a Atlantic Records, casa de inúmeros artistas inovadores. No entanto, Clapton acredita que o Hall da Fama não valoriza músicos mais experimentais. "O fato de alguém como JJ Cale nunca ter sido sequer indicado é prova do que essa instituição realmente é, ou do que não é", desabafou o guitarrista. "Ele é anônimo demais para esses caras".

A exclusão de artistas progressistas ou fora do mainstream não é novidade. No ano passado, Courtney Love também criticou o Hall, afirmando: "Se tão poucas mulheres estão sendo introduzidas, então o comitê está quebrado. Se tão poucos artistas negros e mulheres de cor estão sendo considerados, o processo de votação precisa ser revisado. A música está sempre em evolução – e eles não acompanham".

Love ainda destacou que, em 2023, apenas 8,48% dos indicados eram mulheres, um número alarmante para uma indústria que se orgulha de sua diversidade. Clapton concorda que a instituição não é um espaço para "rebeldes", concluindo: "É coisa do establishment".

Outro nome influente da guitarra, Joe Bonamassa, recentemente criticou o Hall por só homenagear artistas após a morte deles. No podcast Artists on Record, Bonamassa comentou: "Há muitos músicos que já estão na casa dos 70 ou 80 anos. Eles mereciam ter sido reconhecidos décadas atrás. É a coisa certa a se fazer".

Os artistas indicados ao Hall da Fama do Rock and Roll de 2024:

Mary J. Blige

Cher

Ozzy Osbourne

Dave Matthews Band

Foreigner

Kool and the Gang

Peter Frampton

A Tribe Called Quest

Veja também:

PARTICIPE DA PROMOÇÃO “OUÇA E CONCORRA”!

Cyndi Lauper no VMA 2024: Relembre a Vitória de 1984!

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. eric clapton desabafa hall da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.