Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Escola pública de São Paulo é eleita a melhor do mundo por prêmio internacional

Escola Estadual Parque dos Sonhos, em Cubatão, venceu na categoria Superação de Adversidades

Redação, com informações da Agência SP

01/10/2025

Placeholder - loading - Escola pública de São Paulo é eleita a melhor do mundo por prêmio internacional (Foto: Agência SP/Divulgação)
Escola pública de São Paulo é eleita a melhor do mundo por prêmio internacional (Foto: Agência SP/Divulgação)

A Escola Estadual Parque dos Sonhos, localizada em Cubatão, no litoral de São Paulo, venceu o prêmio World's Best School (Melhor Escola do Mundo, em tradução livre) na categoria Superação de Adversidades.

“Aprendemos que o conhecimento deve caminhar de mãos dadas com a não violência, construindo pontes, e não muros. Este prêmio internacional da T4 é a coroação desse trabalho. Acreditamos que a verdadeira educação liberta, acolhe e promove a dignidade do ser humano”, celebrou o diretor da unidade de ensino, professor Régis Marques Ribeiro.

Vikas Pota, fundador da T4 Education, entidade sediada no Reino Unido que organiza a premiação anualmente, exaltou o trabalho: “Quero parabenizar a Escola Estadual Parque dos Sonhos em São Paulo, Brasil, pela tremenda conquista de ganhar este prêmio global de escolas. Nosso mundo está em uma encruzilhada. Precisamos de líderes que possam enfrentar os maiores desafios do século 21, do colapso climático à revolução da IA, da guerra à necessidade, do populismo ao preconceito”.

A escola, que deixou para trás um histórico de invasões e episódios de violência, foi indicada à premiação por um projeto de acolhimento, conexão e cultura de paz dos estudantes, moradores de uma área de vulnerabilidade do município.

Na unidade, de acordo com Ribeiro, todos os estudantes são conhecidos por seus nomes e os professores são incentivados a criar projetos com os quais eles se identificam, em complemento às aulas do Currículo Paulista. “Temos 21 projetos propostos e implantados pelos professores e nossos estudantes são reconhecidos regionalmente no vôlei, por exemplo, e internacionalmente na patinação artística", contou ele.

Durante a premiação, o secretário da Educação, Renato Feder, anunciou a climatização da escola e expansão dos ciclos de ensino, incluindo classes do Ensino Médio.

Redação, com informações da Agência SP

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.