Especial David Bowie
O lendário cantor faleceu no último domingo, dia 10 de janeiro, vítima de câncer
Redação
11/01/2016
No último domingo, dia 10 de janeiro, faleceu um dos artistas mais revolucionários de todos os tempos, David Bowie, vítima de câncer.
Nascido em Londres, David Robert Jones levou o nome artístico de David Bowie, mas logo foi apelidado de Camaleão do Rock por sempre renovar a sua imagem e também pelo seu estilo eclético de produzir a música pop.
Sua carreira começou oficialmente em 1967, com o disco de nome homônimo. Entretanto, o sucesso veio em 1969, com a canção "Space Oddity" que alcançou o quinto lugar na parada de músicas do Reino Unido.
Ali começava os 50 anos de uma carreira brilhante de Bowie - que foi influência para muitos artistas como Joan Jett, Duran Duran, Smashing Pumpkins, Marilyn Manson, Arcade Fire, Oasis, Ozzy Osbourne, Morrissey, Beck, Red Hot Chili Peppers, Lady Gaga, Bauhaus e Nine Inch Nails.
Durante esse período, ele produziu canções do gênero glam rock, soul, música eletrônica, e muitos outros. Muito de seu sucesso se deu devido à combinação que conseguia fazer entre suas paixões: a música, o teatro, moda, artes visuais, cinema e literatura.
Entre seus inúmeros hits aparecem também as faixas “Changes”, “Fame” e “Heroes". Ao todo, o Camaleão do Rock lançou 26 álbuns e vendeu 136 milhões de discos ao longo de sua carreira, marcando eternamente a cultura pop com a sua inquietude inovadora.
Em 1972, lançou o single "Starman", que pode ser considerado o mais mais icônico de Bowie. Na faixa, um extraterrestre transmite novas esperanças aos jovens terráqueos através das ondas de rádio.
Sempre em turnê e com estreias de importantes álbuns, o músico acabou se tornando um dos principais nomes do mundo da música e do rock entre os anos 60 e 70. Ao final dos anos 80 e início dos 90 sua carreira estava em baixa, mas mesmo assim, lançou dois de seus materiais mais reconhecidos: Let's Dance e Never Let Me Down.
Aqui na Antena 1 você confere as faixas "This is Not America", "As the world falls down", e também "Under Pressure", feita em parceria com a banda Queen, que atingiu o primeiro lugar no ranking britânico.
Na última sexta-feira, foi aniversário de Bowie e também lançamento de seu 25º álbum de estúdio. A faixa-título, Blackstar, tem 10 minutos e traz alguns traços do Blues e do Jazz.
Além disso, na semana passada, o músico estreou mais uma emblemática produção: o clipe da faixa "Lazarus" que faz parte de seu mais recente disco. O vídeo, de quatro minutos de duração, conta com o artista deitado em uma cama de hospital psiquiátrico.
Confira a seguir o Minuto David Bowie, um especial do Antena 1 News para o Camaleão do Rock:
Redação