Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Estados dos EUA processam 23andMe para proteger dados de clientes

Estados dos EUA processam 23andMe para proteger dados de clientes

Reuters

10/06/2025

Placeholder - loading - Pessoas compram kits de DNA da 23andMe em evento em Salt Lake, Utah, EUA 28/2/2019  REUTERS/George Frey/Arquivo
Pessoas compram kits de DNA da 23andMe em evento em Salt Lake, Utah, EUA 28/2/2019 REUTERS/George Frey/Arquivo

(Reuters) - Nova York e dezenas de outros Estados norte-americanos processaram a 23andMe para contestar a venda de informações privadas de clientes da empresa, após a companhia de testes genéticos entrar com pedido de falência em março.

Vinte e sete Estados, incluindo Pensilvânia, Michigan e Flórida, apresentaram a ação na segunda-feira no processo de falência da 23andMe no Missouri, buscando uma declaração que proíba a empresa de vender dados genéticos de clientes sem o consentimento deles.

A 23andMe, com sede na Califórnia, afirmou em seu pedido de falência em março que pretendia vender sua operação em um leilão, após uma queda na demanda dos consumidores e uma violação de dados em 2023 que expôs informações genéticas e outras informações de milhões de clientes.

A venda incluiria mais de 15 milhões de perfis de DNA coletados por meio dos kits de teste de saliva da empresa, vendidos diretamente ao consumidor.

'A 23andMe não pode leiloar informações genéticas pessoais de milhões de pessoas sem o consentimento delas', disse a procuradora-geral de Nova York, Letitia James, em um comunicado nesta terça-feira.

'Os nova-iorquinos e muitos outros em todo o país confiaram à 23andMe suas informações privadas e têm o direito de saber o que será feito com suas informações.'

Em comunicado, a 23andMe disse que os argumentos dos Estados são infundados e que a venda é permitida pelas políticas de privacidade da 23andMe e pela legislação aplicável.

'Os clientes continuarão a ter os mesmos direitos e proteções nas mãos do licitante vencedor', disse a empresa.

(Reportagem de Siddhi Mahatole, em Bengaluru, e Mike Scarcella, em Washington D.C.)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.