Estoques empresariais dos EUA têm estabilidade em abril
Estoques empresariais dos EUA têm estabilidade em abril
Reuters
17/06/2025
WASHINGTON (Reuters) - Os estoques empresariais nos Estados Unidos permaneceram inalterados em abril, em meio a uma queda nos estoques de fabricantes, sugerindo que podem ser um entrave para o Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre.
A leitura inalterada se seguiu a um ganho de 0,1% em março, informou o Departamento de Comércio dos EUA nesta terça-feira. O resultado ficou em linha com as expectativas de economistas. Os estoques são um componente-chave do PIB. Eles aumentaram 2,2% em relação ao ano anterior.
Os estoques são o componente mais volátil do PIB e aumentaram a uma taxa anualizada de US$163 bilhões no primeiro trimestre, uma vez que as empresas estocaram antes das tarifas abrangentes do presidente Donald Trump sobre produtos importados, acrescentando 2,25 pontos percentuais ao PIB.
Mas a contribuição foi ofuscada por um movimento recorde de 4,83 pontos percentuais de um aumento acentuado no déficit comercial devido à enxurrada de importações, resultando em um declínio do PIB a uma taxa de 0,2% no último trimestre - a primeira contração em três anos.
Com a antecipação de importações diminuindo, o déficit comercial diminuiu consideravelmente até o momento no segundo trimestre, provavelmente posicionando o PIB para uma recuperação acentuada. Entretanto, os estoques decidirão a magnitude do crescimento previsto.
Os estoques do varejo permaneceram inalterados, em vez de caírem 0,1%, conforme estimado em um relatório antecipado publicado no mês passado. Eles recuaram 0,3% em março.
Os estoques do varejo, excluindo automóveis, que entram no cálculo do PIB, cresceram 0,3%, conforme informado inicialmente.
Os estoques do atacado expandiram 0,2% em abril, enquanto os estoques dos fabricantes caíram 0,1%.
(Por Lucia Mutikani)
Reuters