'ESTÚDIO ANTENA 1 - LIDERANÇA TALKS' RECEBE JOSÉ ROBERTO FERRO
FUNDADOR E PRESIDENTE DO LEAN INSTITUTE BRASIL REVELA BASTIDORES DA PESQUISA SOBRE O SISTEMA TOYOTA E O PAPEL DA IA NA GESTÃO
João Carlos
15/08/2025
O novo episódio do podcast Estúdio Antena 1 Liderança – Talks, temporada especial em parceria com o Lean Institute Brasil, recebe José Roberto Ferro, fundador e presidente do Conselho de Administração da instituição e uma das maiores autoridades em gestão Lean no Brasil e no mundo.
Na conversa, Ferro compartilha bastidores da pesquisa internacional que revelou o sistema de gestão da Toyota, analisa os 28 anos de atuação do Lean Institute Brasil e aponta as tendências que devem moldar o futuro da gestão organizacional.
Melhoria contínua: o princípio que nunca para
Segundo Ferro, um dos pilares do Lean é a melhoria contínua, conceito que mantém empresas em constante evolução.
“A ideia de melhorar sempre é fundamental dentro da filosofia Lean. As empresas, quando começam a ter sucesso, correm o risco de se acharem autossuficientes e pararem de evoluir — e esse é o primeiro passo para a estagnação e para a queda. Todo mundo está melhorando e quem não acompanha, fica para trás.”
O especialista explica que o grau de entendimento do Lean varia: enquanto algumas empresas o tratam apenas como um conjunto de práticas de manufatura, outras o enxergam como um sistema completo de gestão que envolve cultura, liderança e mentalidade.
Inteligência Artificial e Lean: aprendendo fazendo
Ferro revela que atualmente pesquisa a relação entre Inteligência Artificial e filosofia Lean, destacando a importância de definir problemas antes de investir.
“Não se trata de fazer Lean ou adotar IA porque é moda. Primeiro é preciso identificar claramente qual problema precisa ser resolvido. Só então começa uma transformação real. No Lean, problema é o gap entre onde estou e onde preciso estar. E o aprendizado vem do ‘aprender fazendo’, com foco e propósito.”
Ele alerta que empresas que investem milhões em tecnologia sem um objetivo claro podem desperdiçar recursos e não gerar aprendizado.
Liderança e segurança psicológica
Para Ferro, novas tecnologias não devem gerar medo e sim oportunidades.
“As pessoas precisam ter conforto psicológico para lidar com a tecnologia, sabendo que a empresa vai protegê-las e criar um ambiente de crescimento. Um sistema de gestão mais ágil, transparente e focado em resolver problemas rapidamente depende de um estilo de liderança capaz de engajar e inspirar.”
Segundo ele, o papel da liderança é crucial para garantir que a adoção de novas tecnologias esteja alinhada à filosofia Lean, tornando as empresas mais resilientes e inovadoras.
Assista a seguir ao episódio completo do podcast Estúdio Antena 1 – Liderança Talks, com José Roberto Ferro, fundador e presidente do Conselho de Administração do Lean Institute Brasil: