ESTÚDIO ANTENA 1 RECEBE ALDO COSTA, DIRETOR DE MARKETING DA RENAULT BRASIL
COMO O SETOR AUTOMOTIVO ESTÁ SE REINVENTANDO COM INOVAÇÃO, DADOS E COMPORTAMENTO DO NOVO CONSUMIDOR
João Carlos
10/07/2025
Está no ar mais um episódio do podcast Estúdio Antena 1, o espaço exclusivo da rádio para conversas com líderes que estão moldando o futuro dos negócios por meio de tecnologia, inovação e estratégias de impacto.
Nesta edição, a jornalista e diretora de novos negócios Juliana Paiva e a apresentadora Ana Carolina recebem Aldo Costa, Diretor de Marketing da Renault Brasil, para um bate-papo que mergulha nas transformações do mercado automotivo, o papel do marketing orientado por dados, o novo comportamento do consumidor e até o potencial de parcerias com emissoras de rádio em meio à era digital.
O novo consumidor e a mudança na jornada de compra
Segundo Aldo Costa, a jornada de compra de veículos mudou drasticamente nos últimos anos. Hoje, a decisão de compra começa muito antes do cliente chegar à loja física:
“Hoje o comportamento do cliente mudou bastante. A própria relação física com a loja já não é mais a mesma. [...] Hoje ele visita no máximo duas e compra o veículo. Então ele já fez todo um trabalho prévio antes de ir para as lojas para fazer a tomada de decisão.”
Esse novo perfil exige uma atuação proativa do marketing automotivo, capaz de antecipar as decisões de compra com estratégias digitais e offline bem estruturadas, como destaca o diretor:
“É um comportamento diferente e requer um trabalho antecipado, uma preparação na nossa parte. [...] com uma inteligência de marketing baseada em dados [...] para construir o funil completo: gerar atenção, criar awareness, atrair para experimentação e converter em vendas.”
O poder do áudio e a versatilidade das rádios na era digital
Durante a entrevista, Aldo também reforça a importância da comunicação por áudio e a versatilidade desse meio em campanhas de marketing modernas:
“O áudio em si é uma forma muito poderosa de se comunicar com os consumidores e eu acho que tem uma flexibilidade muito boa. [...] Seja com podcasts, seja através de um streaming de um YouTube, enfim, você tem N formas de estar adaptando esse trabalho.”
A fala ressalta como emissoras de rádio podem se reinventar por meio de plataformas digitais, ampliando sua presença no marketing omnichannel e criando pontes entre marcas e consumidores de maneira estratégica.
Fidelidade, tradição e inovação: o segredo da Renault no Brasil
A Renault do Brasil mantém uma base sólida de consumidores fiéis, mas, segundo Aldo, o segredo está em equilibrar essa tradição com vantagens competitivas atrativas para um público cada vez mais exigente:
“O consumidor brasileiro tem um histórico de fidelidade, de uma visão um pouco mais tradicional, porém, tem traços também de uma abertura para aquilo que traz alguma vantagem.”
“O que a gente procura fazer [...] é nos fortalecer naquilo que a gente construiu ao longo de todos esses anos.”
Essa estratégia mostra como a marca se posiciona de forma resiliente diante da chegada de novos concorrentes, apostando em custo-benefício, reputação construída e valores de marca consolidados.
Ouça agora o episódio completo
O episódio completo do podcast Estúdio Antena 1 com Aldo Costa já está disponível no canal da Rádio Antena 1 no YouTube. Lá, você também encontra todos os conteúdos da rádio mais ouvida do Brasil.
Não perca essa conversa essencial para quem quer entender os novos rumos do mercado automotivo brasileiro e o papel da tecnologia na comunicação entre marcas e consumidores. Acompanhe, a seguir, a íntegra da entrevista.


