Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Estudo internacional revela que antibiótico pode ser perigoso para o coração

Os riscos, no entanto, diminuem à medida que o consumo diminui.

Letícia Furlan

19/09/2019

Placeholder - loading - Comprimidos de remédios diversos (Foto: Pixabay)
Comprimidos de remédios diversos (Foto: Pixabay)

Um estudo publicado no Journal of American College of Cardiology analisou o uso de antibióticos entre 12.502 pessoas com insuficiência cardíaca. Os pesquisadores os compararam com 125.020 pessoas saudáveis.

Eles compararam a classe de antibióticos chamados fluoroquinolonas (Cipro, Levaquin e outros) com dois outros antibióticos comumente prescritos, amoxicilina e azitromicina. Os usuários atuais de fluoroquinolona tiveram um risco relativo 240 por cento maior de regurgitação valvar do que os usuários de amoxicilina e um risco 75 por cento maior do que as pessoas que tomaram azitromicina.

O risco diminuiu com o tempo. As pessoas que pararam de usar fluoroquinolonas nos últimos dois meses tiveram um risco 47% maior que os usuários de amoxicilina e um risco 37% maior do que aqueles que usaram azitromicina. Após dois meses de interrupção dos medicamentos, não houve aumento do risco.

Sabe-se que as fluoroquinolonas têm vários efeitos colaterais. "Isso aumenta a longa lista de eventos raros, mas sérios, que acontecem com fluoroquinolonas", disse o autor principal, Dr. Mahyar Etminan, professor associado de oftalmologia da Universidade da Colúmbia Britânica. "Esses medicamentos devem ser reservados para situações em que nada mais pode ser usado e quando os benefícios superam os riscos".

As informações são do jornal The New York Times.

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.