ETIAS: União Europeia aumenta taxa de autorização de viagem
Documento, que será exigido a partir de 2026, custará 20 euros
Redação
23/07/2025
A União Europeia aumentou para 20 euros a taxa de emissão do ETIAS (sigla em inglês para Sistema de Informação e Autorização de Viagem). O valor anunciado inicialmente era de 7 euros.
De acordo com um comunicado publicado pela Direção-Geral das Migrações e dos Assuntos Internos, a decisão visa cobrir custos operacionais e leva em consideração a alta da inflação, além de buscar alinhamento com outros programas similares, como o ESTA dos Estados Unidos e o ETA do Reino Unido. Agora, o novo preço passará por um período de revisão de dois meses pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu.
O sistema está previsto para entrar em vigor no último trimestre de 2026. O documento será obrigatório para 1,4 bilhão de pessoas de 59 países isentos de visto, como o Brasil.
O ETIAS será vinculado ao passaporte e terá validade de até três anos. Com a permissão, o turista poderá permanecer por até 90 dias nos 30 países do Espaço Schengen. A entrada, no entanto, ainda dependerá do controle de fronteira.
A expectativa é que a maioria dos pedidos seja processada em minutos, mas o prazo pode chegar a 30 dias, caso seja necessário fazer uma entrevista.
Redação