Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

EUA adiam anúncio de tarifas sobre chips da China até 2027

EUA adiam anúncio de tarifas sobre chips da China até 2027

Reuters

23/12/2025

Placeholder - loading - Ilustração com bandeiras dos Estados Unidos e da China 20 de março de 2025 REUTERS/Dado Ruvic
Ilustração com bandeiras dos Estados Unidos e da China 20 de março de 2025 REUTERS/Dado Ruvic

Por Alexandra Alper e ⁠Akash Sriram

23 Dez (Reuters) - O governo do presidente Donald Trump afirmou nesta terça-feira que aplicará tarifas sobre as importações chinesas de semicondutores devido à busca 'não razoável' de Pequim pelo domínio do setor de chips, mas adiará a medida até junho de 2027.

A taxa tarifária será anunciada com pelo menos 30 dias ​de antecedência, de acordo ⁠com documento, ⁠que segue uma investigação de práticas comerciais desleais de um ano lançada pelo governo do ex-presidente Joe Biden sobre as exportações chinesas de chips 'legados' ou de tecnologia mais ‌antiga para os EUA.

'O fato de a ​China ter como alvo o ‌setor de ​semicondutores para ​dominação não é razoável e sobrecarrega ou restringe o comércio dos EUA e, portanto, é passível de ​ação', afirmou o representante de Comércio dos EUA em um comunicado.

A Embaixada da China em Washington expressou oposição a quaisquer tarifas.

'Politizar, instrumentalizar e transformar em arma as questões comerciais e tecnológicas e desestabilizar as cadeias industriais e de suprimentos globais não beneficiará ninguém e acabará saindo pela culatra', disse, em comunicado à Reuters.

'Tomaremos todas as medidas necessárias para salvaguardar firmemente nossos direitos ⁠e interesses legais', acrescentou.

A medida, que preserva a ‌capacidade de Trump de ⁠impor as tarifas, busca reduzir as tensões com Pequim diante das restrições à exportação chinesa ‍envolvendo metais de terras raras controlados pela China dos quais ​empresas ‌globais de tecnologia dependem.

(Reportagem de Akash Sriram em Bengaluru)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.